Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Licitação pública municipal é tema de curso do CQGP da AMM

Licitação pública municipal é tema de curso do CQGP da AMM

Licitação pública municipal foi o tema do curso oferecido pelo Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), da AMM, nos dias 25 e 26 de abril, na sede da Associação, em Belo horizonte. O objetivo  foi esclarecer as dúvidas e dificuldades com o processo de licitação e apresentar informações para auxiliar na execução dos trabalhos de forma eficiente e segura.

De acordo com a especialista em Direito Público e professora do curso, Priscila Viana, o curso trabalha os conceitos para as equipes fazerem os processos de licitação de maneira rápida, segura e de acordo com a legislação. “Ao longo do curso, vamos posicionando os alunos sobre atualizações nos entendimentos dos órgãos de controle e do poder judiciário”.

Segundo a professora, o curso é importante para desmistificar que as pessoas culpam a lei de licitações pelas demoras e pelas compras sem qualidade. “Eu demonstro, quase que cartesianamente, que a lei faz de tudo para se comprar melhor. O problema é a forma de gerenciar e de aplicar a lei, que muitas vezes é feita completamente errada. A lei pode ser o maior instrumento de eficácia nas contratações publicas, se ela for interpretada e aplicada do jeito correto”.

A prefeita de Santa Cruz do Escalvado, Sônia Maria Untaler, participou do curso, junto com sua equipe, e aconselha todos os gestores municipais a participar para entender os trâmites da licitação. “Assumi a prefeitura em 2017 e estou tomando conhecimento, levando para a minha cidade essas informações. É importante para sabermos o que estamos assinando, conhecer o processo, assim como toda a equipe que trabalha no setor”.

Outros cursos

Os cursos do CQGP  têm outros módulos nessa área, como contratação direta, pregão, registro de preços e contratos. “Aqui, seria  o primeiro curso, que vai dar uma noção geral sobre o que é um processo licitatório, as modalidades, as formas de fazer licitação e também vai dar uma ideia sobre as exceções ao dever de licitar, os cuidados que as pessoas devem ter, principalmente em relação a fase interna da licitação, que é quando define o que vai comprar, como vai comprar”, ressalta a professora.

Confira os cursos do CQGP clicando aqui.