O Conasems está iniciando um levantamento nacional sobre a Relação Municipal de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica e a situação dos processos de compra pelos municípios brasileiros. Os gestores municipais têm até 10 de junho de 2018 para indicar o responsável pela assistência farmacêutica nos municípios, que devem preencher o questionário on-line.
Os responsáveis cadastrados receberão o link de acesso individualizado e o preenchimento do levantamento nacional deve ser finalizado até o dia 10 de agosto.
A demanda partiu da necessidade de atualização do elenco do Componente Básico da Assistência Farmacêutica e das dificuldades relatadas pelos municípios na aquisição de alguns medicamentos desse elenco, bem como a necessidade de identificar itens com potencial risco de desabastecimento no País.
Espera-se que, a partir desse diagnóstico, o CONASEMS possa apresentar e discutir esse cenário com os diferentes atores governamentais responsáveis pela formulação das Políticas Farmacêuticas, regulação sanitária e econômica no Brasil, assim como os laboratórios farmacêuticos oficiais.
Para mais informações acessar o portal do Conasems.
(http://www.conasems.org.br/levantamento-rename/) e/ou entre contato com o COSEMS.
Publicado em 29 de maio de 2018.