Home > Comunicação > Notícias > Lagoa da Prata encerra Outubro Rosa com grande evento

Lagoa da Prata encerra Outubro Rosa com grande evento

Um dia especialmente dedicado às mulheres, quando o poder público e a sociedade celebraram, juntos, a luta contra o câncer de mama e homenagearam as mulheres que venceram ou que estão com a doença. Assim foi comemorado o encerramento do Outubro Rosa no município de Lagoa da Prata nesta quinta-feira, 31 de outubro. Promovido pela Câmara Municipal da cidade, em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM) e outras entidades, o evento foi dividido em dois momentos. Durante a tarde, uma roda de conversa com autoridades ligadas à área da saúde, representantes da sociedade civil e integrantes da Câmara Municipal; e à noite, uma homenagem às mulheres, com premiações, desfile e a palestra “VIVA- a arte da superAÇÃO”, com a palestrante Júnia Bretas.

O evento em Lagoa da Prata foi idealizado pela mesa diretora da Câmara, que é presidida por mulheres e tem uma expressiva liderança feminina entre os parlamentares, já que encabeçam a mesa diretora: Josiane Lucia de Almeida da Silva, presidente da Câmara; Quelli Cássia Couto, vice-presidente; e como 1º secretária, Cida Marcelino.

Quelli Cássia Couto foi uma das idealizadoras do evento e destacou a importância de dar visibilidade ao assunto. “É uma semente que estamos plantando hoje, de um projeto tão importante. O nosso foco é trabalhar a prevenção do câncer. (…) Eu senti a necessidade de podermos unir o setor público e privado, com as parcerias, junto com a AMM, com o intuito de mobilizarmos, para conscientizar, tanto homens quanto mulheres, sobre a necessidade de prevenção em relação à luta contra o câncer”, destacou.

Para a presidente da Câmara, Josiane Lúcia de Almeida da Silva, destacar esse assunto é fundamental. “Tendo em vista que o município nunca teve um evento dessa importância, dedicado às mulheres que passam por esses problemas, promovemos uma conscientização, uma autoajuda e é com muito carinho que ele aconteceu. Estou muito feliz de ter tido a oportunidade de estar aqui”.

A 1ª secretária, vereadora Cida Marcelino ressaltou as parcerias conquistadas pelo evento como essenciais para sua realização. “Eu quero agradecer a todas as nossas parcerias, que foram mais de 50 e contribuíram com o tamanho desse evento, e também agradecer ao presidente Julvan Lacerda, prefeito da nossa cidade vizinha, porque se não fossem os parceiros, não estaríamos aqui nesta noite”.

O coordenador de Comunicação da AMM, Lu Pereira, representou o presidente da AMM, Julvan Lacerda, na abertura da segunda parte do evento. “É um prazer representar a AMM e participar de um evento no interior com uma causa tão nobre quanto essa, que é destacar a prevenção e homenagear as mulheres. É um incentivo para que outros municípios também destaquem esse assunto tão importante”.

Chiquita Perillo

Um exemplo da cidade a ser seguido por todos os municípios e que foi apresentado durante a roda de conversa foi a Fundação Chiquita Perillo, que presta serviço gratuito, permanente e continuado na prevenção e acompanhamento das mulheres e apresentação de historias de mulheres que superaram o câncer. Segundo uma das representantes da entidade que estava presente, Viviane Bernardes Araújo, “ a fundação pode ser um incentivo para que outras comunidades possam desenvolver um trabalho assim, porque antes de existir a fundação, o doente ficava perdido diante de um diagnóstico desses. O doente não tinha a quem recorrer, uma luz no túnel pra ele enxergar. E a fundação é essa luz, que ajuda o paciente a enxergar uma luz no fim do túnel”.