Home > Comunicação > Notícias > Inscrições para o Prêmio Cidades Empreendedoras se encerra nesta quinta (15)

Inscrições para o Prêmio Cidades Empreendedoras se encerra nesta quinta (15)

Podem participar deste concurso órgãos públicos municipais e organizações sem fins lucrativos, desde que sediadas em cidades com até 285 mil habitantes

O Prêmio Cidades Empreendedoras é uma iniciativa do Ministério da Economia, por intermédio da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato (Sempe/ME) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A Sempe acredita que as boas práticas trazidas por cidades menores devem ser conhecidas, a fim de servir de inspiração para o aprimoramento de políticas públicas, tornando-as passíveis de implementação em todas as regiões do País. Diante disso, a Secretaria resolveu premiar iniciativas que apresentem os melhores resultados de desenvolvimento econômico, por meio de relatos de empreendedorismo que promovam a competitividade empresarial e contribuam para o crescimento econômico das cidades.

Acredita-se que as iniciativas premiadas poderão ajudar o gestor público, as empresas e os cidadãos com insumos importantes para o desenvolvimento local. O gestor público poderá usar as iniciativas para embasar uma análise abrangente da sua cidade e agir de forma eficaz sobre os pontos de melhoria relevantes para inspirar atividades empreendedoras.

O empreendedor poderá usar as ideias trazidas ou aperfeiçoá-las, a fim de oferecer ao seu público-alvo produtos inovadores. O cidadão, a partir do conhecimento das iniciativas implementadas, terá condições de cobrar dos seus gestores melhorias em sua cidade, por meio da viabilização dessas iniciativas.

O Ministério da Economia busca, com o Prêmio Cidades Empreendedoras, tornar conhecidas as iniciativas que apresentem resultados de desenvolvimento econômico e relatos de empreendedorismo que promovem a competitividade empresarial e contribuem para o crescimento econômico, especialmente para empresas de pequeno porte e artesãos.

Cronograma

  • 15/09/2022: encerramento das inscrições
  • 07/12/2022: resultado da avaliação inicial
  • 13/01/2023: evento de avaliação final
  • 27/03/2023: cerimônia de premiação

Premiação

  • As premiações totalizam R$ 750 mil, R$ 250 mil para cada uma das categorias.
  • Será destinado um troféu ao órgão responsável pela iniciativa.
  • Terão certificados individuais de premiação destinados a todos os integrantes da equipe e aos parceiros de cada iniciativa vencedora, por categoria.

Podem participar deste concurso órgãos públicos municipais e organizações sem fins lucrativos, desde que sediadas em cidades com até 285 mil habitantes. Cada inscrição submetida deverá indicar a categoria da cidade, com o número de habitantes e o determinante de sua iniciativa.

As inscrições irão até o dia 15 de setembro de 2022 e deverão ser feitas por meio do formulário eletrônico.

Inscreva-seVer editalManual de inscrição

Mais informações com o assessor técnico de Desenvolvimento Econômico da AMM, Ramon Diniz, pelo telefone (31) 3916-9191.