Home > Comunicação > Notícias > Iniciativas municipais inovadoras da Saúde podem ser inscritas no Prêmio Mineiro de Boas Práticas da AMM até o dia 2 de março; outros oito eixos também concorrem

Iniciativas municipais inovadoras da Saúde podem ser inscritas no Prêmio Mineiro de Boas Práticas da AMM até o dia 2 de março; outros oito eixos também concorrem

Em 2022, as prefeituras mineiras que promoveram práticas eficientes e inovadoras na área da Saúde, podem garantir o reconhecimento e ainda servir de exemplo para outras administrações municipais. Ainda estão abertas, até o dia 2 de março, as inscrições para o X Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM).

O eixo “Saúde” visa premiar os municípios que trabalharam para a melhoria da qualidade, assistência, gestão, implementação e proposição de políticas públicas no Sistema Único de Saúde (SUS), além de conhecer as boas práticas, com vista a replicar as mais-valias para o desempenho do SUS.

Em outras edições, o Prêmio já abrangeu a área da Saúde e mostrou projetos bem-sucedidos de políticas públicas, muitas vezes de baixo custo, voltado para resultados efetivos, que contribuem no desenvolvimento municipal e na qualidade de vida dos cidadãos.  Vencedor em dois eixos do Prêmio em 2017, o ex-prefeito de Andradas e 1º secretário da AMM, Rodrigo Lopes, reconhece a importância de levar bons projetos para esse tipo de premiação, que pode dar visibilidade e ainda incentivar outras gestões a atuarem da mesma forma.

Segundo ele, são ideias que não demandam recursos, mas gestão das ferramentas já existentes, proporcionando expressiva economia de verbas públicas.  “Ser selecionado e vencer o prêmio, é uma valorização do município e um reconhecimento pelo investimento, trabalho e dedicação dos servidores. Os prêmios do eixo da saúde, por exemplo, mostram que a prevenção é premissa básica para o resultado eficaz de gestão da área.”

Além do eixo temático Saúde, o Prêmio contemplará, de forma inédita, iniciativas e projetos em outros oito eixos: Assistência Social, Cultura, Economia, Educação, Esporte, Governança, Meio Ambiente e Turismo. A premiação acontecerá durante o 37º Congresso Mineiro de Municípios, em junho deste ano.

O Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal incentiva as administrações a empreender, transformando os projetos bem-sucedidos em mecanismos para uma gestão moderna, contribuindo para o desenvolvimento municipal. “Queremos promover nova cultura, que servirá como base de uma gestão pública voltada para resultados, ampliando a consciência de que é possível empreender no âmbito da gestão pública municipal”, ressalta o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda.

As inscrições podem ser feitas no hotsite do Prêmio, clicando aqui. Além das inscrições, no hotsite é possível conhecer os vencedores de edições passadas.