O município de Ijaci promoveu, nesta quarta-feira (21), o Seminário “Como desenvolver o turismo no seu município”, promovido pela Prefeitura Municipal, para orientar melhor os gestores da região do Circuito Vale Verde – Quedas D’água e incentivar o empreendedorismo no setor. A capacitação ficou por conta da Associação Mineira de Municípios (AMM), Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Sebrae, que levaram técnicos e autoridades no assunto para apresentar propostas e promover a palestra aos presentes.
Prefeitos de diversos municípios da região participaram do evento e puderam ouvir palestras com temas que podem orientá-los no engajamento turístico e para que eles possam desfrutar das belezas e da cultura local, explorando melhor a vocação da região.
O presidente da AMM e vice-presidente da CNM, esteve presente no Seminário e parabenizou o prefeito de Ijaci, Fabiano Silva Moreti, por trazer capacitação sobre o assunto para que a região possa desfrutar melhor da estrutura natural que para gerar renda, gerar emprego e desenvolvimento para o cidadão da região. “Esse é o papel da AMM, dar o apoio e unir os municípios em busca de soluções conjuntas. Que daqui hoje saiam ideias, projetos que vão gerar desenvolvimento na região”, disse.
“Incentivar o turismo é fomentar o desenvolvimento local. Porque a gente precisa se preparar, qualificar a gestão internamente, mas precisamos também ajudar a iniciativa privada a se preparar para o futuro, despertar suas vocações e empreendedorismo”, destacou ainda Julvan Lacerda.
O presidente da AMM destacou ainda a importância da capacitação para o aprimoramento da gestão pública, apresentando o Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), o convênio Desenvolve Minas Gerais, junto com o Sebrae, como ferramentas que a Associação oferece para que os gestores e servidores possam atuar cada vez melhor nas prefeituras, atendendo cada vez melhor aos cidadãos. “Temos que organizar as prefeituras, qualificar nosso corpo técnico, principalmente o servidor de carreira, que vão ficar lá, pra podermos aprimorar a gestão e chegarmos a um nível de excelência na gestão pública que tenhamos condições de pegar esse dinheiro que está sendo mal aproveitado em Brasília e fazermos bom uso”, disse.
O prefeito anfitrião agradeceu a presença de todos, parabenizou o presidente Julvan Lacerda pela atuação frente à AMM e destacou que esse tipo de encontro e união entre os gestores e entidades deve acontecer continuamente, pois, conforme ele disse, o turismo depende de ações como essas para poder desenvolver cada vez mais. “ O seminário foi muito importante para que nós pudéssemos tratar do assunto de como desenvolver e fomentar cada vez mais o turismo em nossa região”, ressaltou.
Palestras
As palestras do evento abordaram importantes temas. Primeiramente, houve uma apresentação do Circuito Vale Verde quedas D’Água, suas vocações e um panorama geral da região, por Guilherme Pereira. Logo após os especialistas da CNM aprofundaram mais no turismo. Uma das palestras foi sobre o potencial do turismo brasileiro – Desafios do Gestor Público para tornar o município um destino mais competitivo, com o palestrante: Mário Nascimento – Presidente da Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial (OCBPM) e consultor de Turismo da CNM.
A segunda palestra foi: Conhecendo o Município sob a ótica do Turismo – Planejamento, tendências e destaques técnicos, com a palestrante: Marta Feitosa, técnica em Turismo da CNM.