Home > Comunicação > Notícias > Importância dos Codemas para os municípios foi tema de webinário da AMM nesta terça (6)

Importância dos Codemas para os municípios foi tema de webinário da AMM nesta terça (6)

Para falar sobre a importância dos conselheiros e gestores municipais na área ambiental do município, principalmente de seus direitos e deveres, a Associação Mineira de Municípios (AMM) promoveu, nesta terça-feira (6), uma capacitação sobre a importância dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Ambiental (Codemas) para os municípios. O evento foi assistido por cerca de 500 gestores e servidores das prefeituras e foi um importante momento para aprofundar conhecimentos sobre o tema.

O assessor do departamento de Meio Ambiente da AMM, Licínio Xavier, foi quem abriu os trabalhos, destacando como os municípios estão, cada vez mais, assumindo o protagonismo na gestão ambiental de seus territórios. “Por isso, os Codemas têm um papel fundamental na inclusão social e participativa da sociedade nas decisões da área, servindo ao mesmo tempo de forma consultiva e deliberativa, definindo, juntamente com o Poder Executivo Municipal, os rumos de desenvolvimento socioambiental da cidade”, disse.

O superintendente executivo da AMM, Luiz Paulo Caetano, representou o presidente da Associação, Julvan Lacerda, na abertura do evento, e destacou o compromisso da AMM em levar conhecimento em todas as áreas da gestão pública municipal para aprimorar a efetividade da administração e fazer com que isso reflita na vida dos cidadãos.

A palestra foi proferida pelo advogado especialista em gestão ambiental, Marco Túlio Machado Borges Prata, que falou sobre o Sisnama e os Conselhos Ambientais; a função do Codema, sua fundamentação legal; características e competências e o cenário atual dos municípios.

Mais informações com o assessor do departamento de Meio Ambiente da AMM, Licínio Xavier, pelo telefone (31) 2125-2418 e e-mail: assessoria_ambiental@amm-mg.org.br.