O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), por meio da Gerência de Defesa Sanitária Vegetal (GDV), lançou este mês, dentro do Portal do Produtor (Sidagro) novo canal eletrônico para a emissão da Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), documento fitossanitário exigido para acompanhar o transporte da carga de vegetais.
A partir de agora, com a emissão digital, o usuário poderá expedir os documentos que comprovam o cumprimento de todos as normas sanitárias determinadas pelo IMA.
O sistema automatizado permite a homologação eletrônica e valida todo o processo. Com esta opção, o produtor ganha uma forma mais simples e prática para a emissão do documento, eliminando a obrigatoriedade de se deslocar até os escritórios do IMA em Minas Gerais.
O produtor continua com a opção de emitir a PTV nos escritórios seccionais do IMA, mediante a apresentação do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) ou Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (Cfoc), emitido por engenheiro agrônomo habilitado no órgão. Em cargas de atenção especial, exige-se a PTV com declaração adicional.
A inovação favorece a qualidade dos produtos transportados e consequentemente, na ponta da cadeia produtiva, contribui para a qualidade dos vegetais servidos à mesa dos consumidores.
O projeto foi planejado há dois anos pelos engenheiros agrônomos do IMA e, durante todo este período, foram realizados simulados e acompanhamentos das áreas antes do processo de implantação.
O IMA fiscaliza o trânsito de produtos agrícolas com o objetivo de impedir a disseminação de pragas nos vegetais. O trabalho é feito por meio de inspeção de cargas, aferição da nota fiscal e PTV, exigidos pela legislação.
Mais informações com o assessor do departamento de Desenvolvimento Econômico da AMM, Ramon Diniz, pelo telefone (31) 3916-9193.
Fonte: Agência Minas.
Foto: Ministério da Agricultura.