Home > Comunicação > Notícias > IMA inicia recadastramento obrigatório de produtores rurais em Minas Gerais

IMA inicia recadastramento obrigatório de produtores rurais em Minas Gerais

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) inicia, nesta segunda-feira (18/9), campanha de recadastramento dos criadores de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e equídeos. A atualização é obrigatória e deve ser feita até o dia 29 de dezembro.

Para se recadastrar, o criador deverá comparecer a uma unidade do IMA e apresentar original e cópia dos documentos pessoais e de comprovante de endereço. O criador que não o fizer estará impedido de transitar com seus animais dentro e fora do estado, impedindo a venda de animais do seu plantel, bem como participação em eventos agropecuários.

A medida tem o objetivo de regularizar os dados dos criadores junto ao IMA, tendo em vista que muitos produtores deixaram a atividade ou venderam seu rebanho e não comunicaram ao Instituto.

Da mesma forma, muitos já faleceram e os familiares não comunicaram esse fato ao IMA. As duas situações contribuem para que o banco de dados do órgão não esteja fiel à realidade.

Neste sentido, o diretor-geral do IMA, Marcílio de Sousa Magalhães, lembra que o recadastramento está alinhado às ações que antecedem a retirada da vacinação do gado contra a febre aftosa no país até 2021, conforme previsto pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O fim da vacinação vai exigir, entre outros, o aperfeiçoamento das informações dos rebanhos de forma a tornar mais eficaz o estado de alerta previsto nos atendimentos às ocorrências zoosanitárias.

Por outro lado, o dirigente pondera que ao regularizar os dados dos criadores o IMA poderá direcionar melhor ações de apoio a esses produtores, com programas governamentais de investimentos em melhorias na prestação dos serviços de defesa sanitária e inspeção de produtos.

Portal do Produtor

Além de regularizar sua situação perante o IMA o criador receberá, no recadastramento, uma senha para acesso gratuito ao Portal de Serviços do Produtor Rural, disponível no site do IMA – www.ima.mg.gov.br.

Por meio do portal o produtor tem acesso a vários serviços do instituto como a emissão de guias e documentos oficiais, sem precisar ir pessoalmente a uma unidade.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o departamento de Desenvolvimento Econômico da AMM, pelo telefone (31) 3916-9193.

Fonte: Ima