Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > II Encontro Mineiro de Prefeitas, Vice-Prefeitas e Vereadoras lança Movimento Municipalista de Mulheres Mineiras

II Encontro Mineiro de Prefeitas, Vice-Prefeitas e Vereadoras lança Movimento Municipalista de Mulheres Mineiras

“Nós vamos conquistar o nosso espaço. Tem que vir do nosso desejo. Ninguém pode querer por nós. Nós temos que querer”, afirmou a prefeita de Bocaiuva, Marisa de Souza Alves, conselheira fiscal suplente da AMM, na abertura do II Congresso Mineiro de Prefeitas, Vice-Prefeitas e Vereadoras, durante o 36° Congresso da Associação Mineira de Municípios, no Mineirão, em Belo Horizonte.

“Estamos lançando o Movimento Municipalista de Mulheres Mineiras e isso é muitíssimo importante para nós. Fizemos isso na Paraíba recentemente e vamos lutar por mais espaço para as mulheres na política”, anunciou Tânia Ziulkoski, Presidente do Movimento Nacional de Mulheres Municipalistas da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Amarilis Lima, a Dona Fia, prefeita de Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha, destacou a importância do encontro: “isso aqui tem um significado muito profundo, porque nós ficamos isoladas em nossas cidades e essa reunião nos faz ver que somos muitas e que enfrentamos situações similares. Nos dá força para seguir lutando.”

Ziulkoski ressaltou o aumento da participação no encontro do ano passado para este e afirmou: “as mulheres não estão aqui para ouvir, mas para participar e sabem o que querem.” A prefeita Marisa Alves aproveitou para perguntar e a plateia concordou: “quem aqui nunca chegou em um lugar e foi confundida com assessora? Isso é o machismo que está entranhado e que nós precisamos combater ocupando a política.”

O encontro ainda contou com exposições de Viviane Macedo Garcia, diretora da Associação Brasileira de Direito Eleitoral, e da prefeita de Monteiro Lobato (SP), Daniela Cássia Santos Brito.

O evento faz parte da programação do 36° Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), nesta terça e quarta-feira, dias 14 e 15 de maio, no Estádio Mineirão. O tema deste ano é: “Novos governos. Perspectivas, Desafios e Compromisso com os Municípios.” Mais informações no portalamm.org.br.