Home > Comunicação > Notícias > Iepha-MG prorroga cadastro das violas até o dia 31 de agosto

Iepha-MG prorroga cadastro das violas até o dia 31 de agosto

O prazo para o cadastro no “Projeto Violas: o fazer e o tocar em Minas Gerais”, do Governo do Estado, executado por meio do Iepha-MG, foi prorrogado até 31 agosto de 2017. Até o dia 25 de julho deste ano, foram recebidos registros de mais de 700 pessoas, de diferentes regiões do Estado de Minas Gerais.

A ação faz parte de um estudo que o instituto deu início neste ano, sobre o fazer e o tocar a viola em Minas Gerais. O cadastro visa identificar onde estão presentes os tocadores e os fazedores do instrumento no Estado e, assim, mapear as suas características.

O Iepha-MG indica que algumas regiões com tradição de tocadores e fazedores de violas ainda não estão contempladas no cadastro. Por isso, os artistas ou músicos que tocam, no congado, na catira, no lundu, em rodas de viola, ou informalmente, em outras ocasiões, ainda podem acessar o site www.iepha.mg.gov.br e conhecer mais sobre o projeto.

Para efetivar o cadastro, basta clicar no banner disponível no portal do Iepha-MG (clique aqui).

Ao final do projeto, o estudo será apresentado ao Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (Conep), que deliberará sobre o reconhecimento do “Projeto Violas: o fazer e o tocar como patrimônio cultural de Minas Gerais”.

Fonte: Agência Minas. Foto: Divulgação/Iepha-MG.

Publicado em 31 de julho de 2017.