Home > ÁREAS TÉCNICAS > Cultura e Turismo > Guias de Turismo podem registrar veículos próprios de trabalho no Cadastur

Guias de Turismo podem registrar veículos próprios de trabalho no Cadastur

A medida atende a Lei nº 13.785/2018, que também determina regras para a execução dos serviços de transporte, como zelar pela segurança e conforto dos passageiros e sempre portar crachá de identificação

Guias de turismo de todo o País que utilizam veículos automotivos próprios no desempenho de suas atividades já podem registrá-los no Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Com isso, o apontamento passa a constar no crachá de identificação destes profissionais e fica disponível para leitura de clientes pelo QR Code.

Os guias de turismo são profissionais que fazem a recepção, translado, acompanhamento e prestam informações e assistência turística a viajantes em visita a destinos. Na prática, estes profissionais fazem a mediação cultural, interpretam atrativos, facilitando a vida dos viajantes e cumprindo papel determinante para garantir experiências únicas aos turistas.

No Brasil, já são 374 os chamados Guia-Motoristas, ou seja, profissionais que registraram um automóvel ou utilitário próprio utilizado no dia a dia de trabalho. Minas Gerais possui 504 guias de turismo registrados no Cadastur – 12 deles já apresentaram a documentação e estão aptos a serem guias motoristas.

É permitida a inscrição de apenas um veículo, que pode também estar no nome do cônjuge, companheiro ou dependente.

A medida atende a Lei nº 13.785/2018, que também determina regras para a execução dos serviços de transporte, como zelar pela segurança e conforto dos passageiros e sempre portar crachá de identificação. No ato do registro, os guias de turismo também devem se atentar à necessidade de o veículo possuir, no mínimo, três portas e não ultrapassar o prazo de cinco anos da data de sua fabricação. Além disso, o guia-motorista deverá observar as regras técnicas de sua função previstas na Lei nº 9.503/1997 (Código de Trânsito Brasileiro), e em outros diplomas pertinentes.

Passo a passo 

Para registrar o veículo, o guia de turismo deve acessar o seu cadastro no site do Cadastur e clicar na opção “Alterar/Resolver Pendência”. Na aba “Dados Profissionais” será disponibilizada a opção para informar se o guia de turismo possui ou não veículo. Assinalando como “SIM” será aberto um campo para inserir as informações do automóvel, sendo os profissionais responsáveis pela veracidade dos dados.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo.

Mais informações com a assessora do departamento de Cultura e Turismo da AMM, Brenda Grandioso, pelo telefone (31) 2125-2437.

Foto: Prefeitura de Itapecerica.