Home > Comunicação > Notícias > Guarda-Mor é o terceiro município a receber o “AMM nos Municípios – Encontro nas Macrorregiões”

Guarda-Mor é o terceiro município a receber o “AMM nos Municípios – Encontro nas Macrorregiões”

Guarda-Mor será o terceiro município mineiro a receber o projeto de interiorização “AMM nos Municípios – Encontro nas Macrorregiões”, nesta sexta-feira, 18 de agosto. Localizado na macrorregião Noroeste do Estado e microrregião de Paracatu, o município possui aproximadamente 6.500 habitantes e faz parte da diretoria regional da Associação Mineira de Municípios (AMM) na região, juntamente com Cabeceira Grande e João Pinheiro. Com área de  2.065,595 km² o município tem sua economia baseada na agropecuária, sendo um dos maiores produtores de grãos de Minas Gerais e possuidor de grande rebanho leiteiro e de corte.

O prefeito do município, que é também diretor da AMM Região Noroeste e Presidente da Associação Microrregional dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR), Edgar José de Lima, destaca a importância no evento em Guarda-Mor. “Essa interiorização da AMM na gestão do presidente Julvan está sendo muito bem conduzida. É uma ação que fortalece a entidade, une os prefeitos e capacita gestores e servidores. Em Guarda-Mor, vamos fazer um grande evento”, disse.

Esse projeto itinerante da AMM tem como objetivo aproximar e unir os municípios mineiros, promovendo um momento de capacitação e debate político voltado para as causas municipalistas e bandeiras locais, tornando o estado de Minas Gerais cada vez mais forte e participativo.

Além do debate político, os parceiros da AMM – órgãos estaduais como aSecretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (SECIR), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG), Ministério Público de Minas Gerais (MP/MG), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA/MG), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB/MG) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) – apresentampalestras com os principais temas ligados à administração pública municipal.

Prefeitos, vices, presidentes de câmaras, vereadores, secretários municipais, técnicos, servidores públicos e profissionais da sociedade civil estão convidados a se unirem neste encontro público na Câmara Municipal. Todos os municípios mineiros podem participar.

Conheça Guarda-Mor

O município surgiu nos tempos em que os bandeirantes começaram a extrair ouro do córrego de Paracatu. Criou-se, então, um posto de Guarda-Real (maior, mor) daí a origem do nome – para efeito de fiscalização do ouro que era transportado para Uberaba. Em 1963, Guarda-Mor tornou-se município.

Voltando um pouco no tempo, a história de Guarda-Mor começa a ser contada nos anos em que os bandeirantes começaram a extrair e transportar o ouro do córrego de Paracatu, foi quando criou-se um posto de Guarda Real, ou guarda maior, de onde surgiu então o nome Guarda-Mor.

No panorama cultural, destacam-se festas como a de Santa de Rita Cássia, padroeira do município, realizada no mês de julho; a Exposição Agropecuária, promovida no mês de junho e o Carnaval. Entre as principais atrações naturais estão a cachoeira do Funil e a cachoeira da Usina.

A programação completa do evento e o link para inscrição podem ser acessados clicando aqui.

Gestão 2017/2020

A AMM destaca o grande progresso obtido nos últimos anos devido ao trabalho da atual Administração, hoje, composta por Edgar José de Lima, prefeito reeleito como candidato único e detentor de 75% dos votos nas últimas eleições. Tendo como vice-prefeito o ex-vereador Zé Paulo.

Entre as obras e benefícios desta Administração, voltados para a população guardamorense, destaca-se o zelo com as estradas rurais e o grande avanço na área de saúde, além da construção da tão sonhada rodoviária e do CDC, centro de convivência, uma obra vultuosa que deverá ser entregue à comunidade dentro de pouco tempo.

Os avanços e melhorias na área da saúde fez de Guarda-Mor um município de referência regional quando o assunto é o tratamento de saúde dispensado à população guardamorense.

Educação de qualidade e valorização dos servidores públicos também é prioridade neste governo.

E, assim, segue Guarda-Mor, cidade do interior com veia progressista e se desenvolvendo a passos largos.

Publicado em 17 de agosto de 2017.