Home > Coronavírus > Governo federal declara estado de transmissão comunitária em todo o Brasil

Governo federal declara estado de transmissão comunitária em todo o Brasil

Foi publicada no dia 20 de março a Portaria nº 454, que declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.

A intenção é reduzir a transmissibilidade e oportunizar manejo adequado dos casos leves na rede de atenção primária à saúde e dos casos graves na rede de urgência/emergência e hospitalar.

Segundo a portaria, para contenção da transmissibilidade do covid-19, deverá ser adotado o isolamento domiciliar da pessoa com sintomas respiratórios e das pessoas que residam no mesmo endereço, ainda que estejam assintomáticos, devendo permanecer em isolamento pelo período máximo de 14 (quatorze) dias. O texto também determina que o atestado emitido pelo profissional médico que determina a medida de isolamento será estendido às pessoas que residam no mesmo endereço

Clique para acessar a portaria na íntegra: PORTARIA Nº 454, DE 20 DE MARÇO DE 2020 (1)