Home > Comunicação > AMMTV > Desenvolve MG > Governança, atração de investimentos e desenvolvimento regional estiveram na pauta do AMM nos Municípios em Paracatu

Governança, atração de investimentos e desenvolvimento regional estiveram na pauta do AMM nos Municípios em Paracatu

A segunda edição do “AMM nos Municípios – AMM e Sebrae: juntos pelo desenvolvimento das cidades” contou com uma programação técnica diversificada, nesta terça-feira, dia 14 de setembro, no Auditório do Centro Administrativo de Paracatu, na macrorregião Noroeste de Minas Gerais.

O final da manhã, o público pode conferir a palestra magna sobre a marca de uma cidade como atrativo para investimentos e valorização do turismo, ministrada por Caio Esteves, executivo de marca e fundador da 1ª agência especializada em place branding do Brasil.

Após o almoço, os participantes do evento contaram com palestras e painéis. A primeira foi sobre cooperativismo como alternativa para o desenvolvimento regional, com Luciano Ribeiro da Silva, superintendente comercial do BANCOOB.

Seguida do painel sobre agronegócio, sustentabilidade e infraestrutura, com mediação de Marcos Geraldo, Gerente do Sebrae Minas da Regional Noroeste e Alto Paranaíba.

Logo após, o tema foi governança na gestão de recursos hídricos, com Rowena Petroll, presidente da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de MG.

O associativismo municipal na promoção do desenvolvimento regional foi tema da apresentação de Geraldo Magela Gomes (Gê), presidente da AMNOR e prefeito de Natalândia.

Para falar sobre infraestrutura para o desenvolvimento, o convidado foi José Eduardo Trevisan Moraes, gestor da Associação de Beneficiários da Rodovia LMG-680.

Em seguida, o diretor do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), Adriano Carvalho, falou sobre como atrair e manter investimentos.

Finalizando as capacitações do dia, o diretor da R10 Consultoria, Rodrigo Carrijo, fez um panorama sobre estudos estratégicos da região Noroeste.

A nova fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, parceria entre a AMM e o Sebrae, debate o desenvolvimento das cidades nas dez macrorregiões do Estado. A segunda edição do AMM nos Municípios, que foi promovida em parceria com a Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR) e a Prefeitura de Paracatu, seguiu, rigorosamente, todos os protocolos sanitários da onde verde em que se encontra a região.

Desenvolve Minas Gerais

A nova fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, parceria entre a AMM e o Sebrae, debate o desenvolvimento das cidades nas dez macrorregiões do Estado.

O projeto Desenvolve Minas Gerais faz parte de convênio celebrado em 2019 entre a AMM e o Sebrae, durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios. O objetivo do projeto é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do Estado.

O projeto já promoveu dezesseis edições virtuais do “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais”. E, também, o “AMM e Sebrae para prefeitos empreendedores”, com nove webinários que debateram o empreendedorismo nos municípios nas regiões do Sebrae em Minas Gerais. Além disso, cursos e mentorias de qualificação estão sendo oferecidos, desde 2020, capacitando milhares de servidores públicos em todo o Estado com temas relevantes para as gestões das prefeituras e o desenvolvimento local.

A primeira edição do “AMM nos Municípios” em 2021 aconteceu em Boa Esperança, na macrorregião Sul do Estado, quando mais de 100 municípios compareceram ao evento, que contou com importantes palestras e painéis sobre turismo. 

Parceiros

O Desenvolve Minas Gerais conta com a parceria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) e Conselho Regional de Engenharia (Crea-MG); todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.

Mais informações e inscrições aqui.