Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Gestores têm novo prazo para preenchimento do Censo Suas

Gestores têm novo prazo para preenchimento do Censo Suas

Se não for preenchido até 4 de dezembro, os municípios podem ser penalizados com a interrupção do repasse dos recursos federais

O preenchimento do Censo do Sistema Único de Assistência Social 2020 (Censo Suas) tem novo calendário. Os gestores e profissionais da área têm até 4 de dezembro para fazer o preenchimento dos questionários referentes aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Convivência, Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Centros Pop, Centro DIA e similares, Unidades de Acolhimento, Família Acolhedora, Posto de Cadastramento, além dos questionários vinculados à gestão, aos Conselhos e aos Fundos de Assistência.

As retificações do questionário podem ser feitas entre 7 e 11 de dezembro, quando todos os questionários estarão abertos para fazer as possíveis alterações. O levantamento deste é feito anualmente desde 2007 e permite traçar um retrato detalhado da assistência social no País.

Os gestores municipais devem estar atentos ao preenchimento do Censo Suas, iniciado no dia 14 de setembro, um instrumento de planejamento e monitoramento da Política de Assistência Social, que permite o acompanhamento das unidades gestoras e controle social do Suas, bem como dos equipamentos de atendimento à população. Com as informações, os gestores podem subsidiar as ações de planejamento, aprimoramento e qualificação da gestão do Suas e dos serviços prestados à população em todo o território nacional.

Como preencher o Censo

O Censo deve ser preenchido no sistema eletrônico. Para o preenchimento do questionário eletrônico, os responsáveis devem utilizar o login e a senha do gov.br e perfil de acesso adequado no Sistema de Autenticação e Autorização (SAA).

Os gestores não devem fazer o preenchimento de última hora, visto que o sistema apresenta algumas inconsistências. Caso deixe de preencher, os municípios podem ser penalizados com a interrupção do repasse dos recursos federais impactando, assim, a continuidade da execução dos serviços socioassistenciais.

Caso o responsável pelo preenchimento tenha alguma dúvida ou necessite de algum apoio ou esclarecimento sobre o Censo Suas, pode entrar em contato com a respectiva secretaria estadual ou, se necessário, contatar por meio do e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br. O contato pode ser feito ainda pelo formulário eletrônico ou pelo chat.

Fonte: Agência CNM de Notícias, com informações do Ministério de Desenvolvimento Social. 

Mais informações com a assessora do departamento de Assistência Social da AMM, Jéssica Araújo, pelo telefone (31) 2125-2404.