Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Gestores: fiquem atentos às obrigações legais ambientais de 2020

Gestores: fiquem atentos às obrigações legais ambientais de 2020

Os gestores municipais devem ficar atentos ao prazo de validade da licença ambiental sob responsabilidade da prefeitura municipal. É preciso formalizar o processo de revalidação da licença de operação até 120 dias antes do vencimento da licença em curso, para que seja concedida a prorrogação a partir de sua data de vencimento até a manifestação final do Copam, da Supram ou da Suppri.  

A assessoria do departamento de Meio Ambiente da AMM reforça que é preciso verificar também o prazo de cumprimento das condicionantes (incluindo o monitoramento de efluentes, resíduos, emissões, ruídos, etc), cujo descumprimento pode gerar multa e até mesmo a perda da licença concedida. O atendimento às condicionantes deve ser comprovado ao órgão ambiental, tanto no prazo específico da condicionante quanto na revalidação da licença. 

Os gestores devem conferir ainda o prazo de validade das outorgas para uso de recursos hídricos do empreendimento, suas condicionantes e os procedimentos para renovação a serem observados. “Atente-se para as inovações trazidas pela portaria do Igam nº 48/2019.” 

Foto: Pixabay.  

Mais informações com o assessor do departamento de Meio Ambiente da AMM, Licínio Xavier, pelo telefone (31) 2125-2418.