Home > Comunicação > Notícias > “Gestão municipal qualificada reflete diretamente na vida do cidadão”, diz presidente da AMM em Barbacena

“Gestão municipal qualificada reflete diretamente na vida do cidadão”, diz presidente da AMM em Barbacena

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda, esteve em Barbacena na manhã desta terça-feira (15), para participar de evento da – Associação dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira (AMMA), ao lado do presidente da microrregional e prefeito de Santa Bárbara do Tugúrio, José Antonio Donato (Donatinho) e do prefeito anfitrião, Carlos Du.

Na reunião, prefeitos e lideranças da região puderam saber mais sobre a importância do associativismo e também conheceram os serviços e ações que a AMM possui e que podem ajudar na administração pública municipal.

A pauta municipalista também foi abordada por Julvan Lacerda aos presentes, que explicou a disfunção federativa e como os municípios vêm sendo os principais realizadores dos serviços, porém com subfinanciamento. “Quem banca a diferença é o município. E não obstante ter jogado todo o peso da prestação de serviço, atenção básica, manutenção de vias, educação, saúde, eles concentraram o dinheiro do cidadão todo em Brasília. O dinheiro tem que ficar na cidade, aplicado onde é consumido, mas 60% dele vai pra Brasília”, disse.

Outra importante questão abordada na reunião foi o retorno das aulas presenciais, pauta que vem preocupando os gestores, tão cobrados pela população. De acordo com Julvan Lacerda, os municípios devem seguir os protocolos de volta às aulas determinados pelo governo do Estado, que possui orientações baseadas em dados e pesquisas.

O presidente da AMMA, prefeito Donatinho, agradeceu a presença de Julvan Lacerda, e destacou que é importante a interação dos prefeitos, com harmonia, para que seja possível chegar em conclusões plausíveis para todos. “Enquanto presidente da AMMA, ressalto que essa casa estará aberta para o diálogo e somos pela democracia de todos os órgãos que querem fazer cumprir as leis que vão fazer de nossas cidades cada vez melhores”, disse.

Participaram do evento os prefeitos: Roberto Henriques de Oliveira, de Cipotânea; Ronaldo Ramos da Silva, de Ibertioga; Washington Luis Gravina Teixeira, de Carandaí; Manoel da Silva Ribeiro, de Ressaquinha (presidente da CODAMA); Avanilson Alves de Oliveira, de Santana dos Montes; Carlos Roberto de Rezende, de Cristiano Otoni; Danilo Albuquerque, de Queluzito; Fábio Henriques Dutra, de Caranaíba; Leandro Eduardo Fonseca de Paula , de Santa Rita do Ibitipoca; Marcelo Ribeiro da Silva, de Antônio Carlos; Mayara Garcia Lopes da Silva Taffuri, de Desterro do Melo e Mauro Cézar de Oliveira, de Alfredo Vasconcelos.