Home > CQGP > Gestão da receita tributária foi tema de curso do CQGP da AMM pela primeira vez

Gestão da receita tributária foi tema de curso do CQGP da AMM pela primeira vez

Gestão da receita tributária: reconhecimento, mensuração e evidenciação. Esse foi o tema do último curso promovido pelo Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), da AMM, no mês de setembro. Inédito na agenda da Associação, a capacitação reuniu servidores públicos de diferentes regiões do Estado para aprenderem sobre formas adequadas de captação e gerenciamento de recursos próprios dos municípios.

Este curso foi idealizado a partir de demandas dos servidores públicos. De acordo com a professora do curso, a contadora e especialista em contabilidade pública Lucy Fátima de Assis Freitas, a receita é um assunto muito demandado. “Principalmente, hoje, no contexto de crise, os municípios estão buscando formas de captar recursos. Então, é importante conhecer a receita, o fluxo orçamentário e financeiro, os estabelecimentos constitucionais e, principalmente, a receita tributária própria, item em que há carência técnica de conhecimento; questões tratadas neste curso.”

Na avaliação da oficial da secretaria de Fazenda da Prefeitura de Timóteo, Geni Maria dos Santos, o curso foi muito bom para entender que, conforme explicou a professora, o município tem competência para instituir e arrecadar os próprios impostos. “Achei interessante a classificação da receita, ter mais intimidade com o ementário (tabela de receitas do TCE), as fontes de recursos, onde gastar o que, quais as mudanças do ano que vem”, salientou a servidora pública.

Saiba mais na AMMTV (aqui) e sobre os cursos do CQGP (aqui).