Home > CQGP > Gerenciamento de recursos e ações da saúde é pauta de curso do CQGP da AMM

Gerenciamento de recursos e ações da saúde é pauta de curso do CQGP da AMM

“Gerenciamento dos Serviços de Saúde – como estruturar e gerenciar por meio de ações possíveis em ambientes de escassez econômica.” Esse foi o tema apresentado no curso promovido pelo Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), da AMM, nos dias 10 e 11 de abril, na sede da Associação.  

A capacitação teve como objetivo orientar os participantes quanto ao correto gerenciamento dos serviços para atingir as metas da gestão, dentro do contexto sanitário e financeiro, bem como a organizar o atendimento aos usuários por meio de planejamento compatível com a realidade econômica local.  

A professora do curso, Marilene Nascimento Martins, que é especialista em gestão de sistemas e serviços de saúde, enfatiza que o curso é indispensável por apresentar soluções ao momento pelo qual os municípios passam com a crise financeira.  

“Precisamos trabalhar uma administração racional, para não perder o básico já implantado, trabalhar o possível do que nós vamos fazer agora, e ter olhar sobre o que precisamos construir. Estamos vivendo um caos da rede assistencial da saúde. As redes estão desestruturadas, com casos de óbitos, transferências de pacientes de uma região a outra do Estado. Além disso, a falta de verba aumenta consideravelmente a judicialização. O gerenciamento de crise se faz super necessário neste momento”, reforça.  

O prefeito de Monte Formoso, José Gomes da Silva, participou de um curso da AMM pela primeira vez. O gestor aprovou a didática adotada e salienta a importância do tema para auxiliar no planejamento das ações na gestão da saúde. “A AMM está de parabéns porque a gente precisa de mais cursos assim para aprimorar a gestão no município. Uma das coisas que quero resolver é treinar toda a equipe da saúde para trabalharmos melhor o planejamento”, reforça o prefeito.  

Confirma os cursos do CQGP aqui.