Home > Comunicação > Notícias > Fundação Abrinq lança a 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança em transmissão online na próxima quarta-feira (27)

Fundação Abrinq lança a 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança em transmissão online na próxima quarta-feira (27)

Na próxima semana, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente lança a 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança e os detalhes do novo ciclo será transmitido em transmissão online que acontece na próxima quarta-feira, 27 de janeiro, às 14h, no canal da instituição no Youtube.

O programa oferece aos municípios, de forma gratuita, um conjunto de benefícios com resultados comprovados, que inclui suporte técnico, metodologias e ferramentas de apoio à gestão municipal, ações conjuntas que abordam desde a elaboração de um diagnóstico do cenário da infância e adolescência, até a apuração do Orçamento Criança e Adolescente do município, entre outras vantagens que compartilharemos a fundo durante a transmissão.

Desde 1996, 78% dos municípios brasileiros já passaram pelo programa e todos os gestores que se dedicaram, acumularam melhorias significativas em suas gestões. Mais de 10.000 prefeitos e prefeitas já contaram com o apoio da Fundação Abrinq e muitos já foram reconhecidos em nível nacional pelos resultados alcançados. Não perca a oportunidade de ser reconhecido como um Prefeito Amigo da Criança.

Seja um Prefeito Amigo da Criança – Gestão 2021-2024

Para se cadastrar no Programa Prefeito Amigo da Criança é simples e rápido. Entenda a seguir como acontecerá o processo de cadastramento desta edição:

No início da gestão municipal, a Fundação Abrinq mobilizará os prefeitos eleitos. A adesão ao programa acontecerá por meio da assinatura do Termo de Adesão, que estará disponível para download no site www.prefeito.org.br.

Uma vez assinado, o termo deverá ser enviado à Fundação preferencialmente pelo site descrito acima ou pelo e-mail prefeito@fadc.org.br, finalizando a entrada do município no programa.

A efetiva participação no programa requer, por parte dos municípios, as seguintes condições:

  • A nomeação de um articulador, responsável pela interlocução com a Fundação Abrinq;
  • O preenchimento de um cadastro comprovando a existência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar e do Fundo Municipal.

As atribuições de todos os envolvidos estão descritas no Guia que será fornecido pela Fundação Abrinq aos municípios.

Compromissos

O desenvolvimento do Programa Prefeito Amigo da Criança implica compromissos, tanto por parte dos gestores municipais, como da Fundação Abrinq. Para os prefeitos, assumir a prioridade proposta pelo programa significa:

1.Desenvolver a política de forma planejada, participativa, intersetorial e sustentável;

2.Realizar o processo de planejamento com alocação orçamentária nas políticas para a infância e adolescência;

3.Qualificar as políticas de atendimento à primeira infância;

4.Estabelecer, ampliar e fortalecer a relação entre: Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e organizações sociais, articulando a Rede de Proteção Integral às crianças e aos adolescentes;

5.Fortalecer a atuação do Conselho Municipal dos Direitos, Conselhos Tutelares, Setoriais e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente;

6.Ampliar os mecanismos de transparência e controle social.

 

  • Lançamento da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança
  • Data: 27 de janeiro
  • Horário: às 14h
  • Plataforma: Canal da Abrinq no Youtube. Clique aqui para acessar

Fonte: Fundação Abrinq