Home > Comunicação > Notícias > FPM será creditado aos municípios nesta quinta (20)

FPM será creditado aos municípios nesta quinta (20)

O valor do segundo decêndio do mês de julho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que será creditado nos cofres municipais de Minas Gerais, nesta quinta-feira, 20 de julho, é de  R$74.874.894,03.O montante já considera o desconto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, o total é de R$ 93.593.617,54 ..

O valor a ser repassado teve uma queda de 5,86%, quando comparado ao mesmo período de 2016. O percentual não leva em consideração os efeitos da inflação. Em termos reais, a queda é ainda mais acentuada, de 8,12%. Já em relação ao acumulado em 2017, considerando os efeitos da inflação e o repasse extra de 1% de julho, houve crescimento de 7,05% em relação ao ano anterior.

Destaca-se que o repasse do segundo decêndio é aproximadamente 20% menor do que a expectativa da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Essa queda já é esperada, visto que nesse período o repasse tende a ser menor, devido à sazonalidade do FPM. O Fundo pode apresentar desempenho inferior também nos próximos meses. Além disso, o segundo repasse extra de 1% do FPM só vai ocorrer em dezembro. Os gestores locais devem considerar, ainda, as incertezas em relação à consistência da recuperação econômica.

Para acessar os valores destinados aos municípios mineiros, clique aqui e acesse o Portal das Transferências, produzido pela AMM.

Para mais informações, entrar em contato com o departamento de Economia da AMM, pelo telefone (31) 2125-2430.