Home > Comunicação > Notícias > FPM: municípios recebem 2º decêndio de setembro nesta terça (20)

FPM: municípios recebem 2º decêndio de setembro nesta terça (20)

A Associação Mineira de Municípios (AMM) informa que os recursos transferidos às prefeituras mineiras nesta terça-feira, 20 de setembro, referentes ao 2º decêndio de setembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), totalizam R$ 129.498.092,33, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante é de R$ 161.872.615,41. O decêndio geralmente é o menor do mês e representa em torno de 20% do valor esperado para o mês inteiro. Comparando-se ao mesmo decêndio do ano passado, houve crescimento de 11,28%, considerando os efeitos da inflação. Já o acumulado do mês, em relação ao mesmo período do ano anterior, teve crescimento de 3,54%.

Em relação ao acumulado do ano, verifica-se que o valor total do FPM vem apresentando crescimento. O total repassado aos Municípios, até agora, apresenta um crescimento de 28,89% em termos nominais em relação ao mesmo período de 2021.

A Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) orientam os gestores municipais a terem cautela, mesmo diante de um cenário de crescimento. Para auxiliar, a AMM disponibiliza um portal para o acompanhamento das transferências constitucionais. 

Mais informações no portal das transferências da AMM (clique aqui) e com a assessora técnica de Economia da AMM, Angélica Ferreti, pelo telefone (31) 2125-2430.

Fonte: AMM, com informações da Agência CNM de Notícias.