Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > FPM do terceiro decêndio será creditado nas contas das prefeituras mineiras nesta segunda-feira (30)

FPM do terceiro decêndio será creditado nas contas das prefeituras mineiras nesta segunda-feira (30)

O repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao terceiro decêndio do mês será creditado nas contas das prefeituras nesta segunda-feira, 30 de setembro. O valor total creditado nas contas das prefeituras mineiras soma R$ 264.264.100,32, já considerada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Em relação à parcela do mesmo decêndio de 2018, contando a inflação, houve queda de 2,65%, segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Porém, ao considerar todo o mês de setembro há crescimento quando comparado ao mesmo período do ano passado. Nesse caso, o aumento é de 27,87% e em valores corrigidos pela inflação 24,93%.

Gestão dos recursos

É importante, neste momento, os gestores locais ficarem atentos à constância na distribuição das transferências. Na avaliação mensal dos repasses da Receita Federal, notam-se dois ciclos distintos. No primeiro semestre, estão os maiores repasses do FPM, concentrados em fevereiro e maio, mas de julho a outubro os repasses diminuem significativamente. Nesse período, com destaque para setembro e outubro.

Por isso, é importante que os gestores municipais mantenham cautela ao gerir os recursos. Ressalta-se que é preciso planejamento e reestruturação dos compromissos financeiros das prefeituras para que seja possível o fechamento das contas.

Veja o levantamento completo

Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional.
Elaboração da planilha: Angélica Ferreti, assessora do departamento de Economia AMM.
Com informações: Agência CNM de Notícias.

Mais informações no Portal das Transferências, desenvolvido pela AMM (clicando aqui), e com a assessora do departamento de Economia da AMM, Angélica Ferreti, pelo telefone (31) 2125-2430. Foto/imagem: Pixabay.