Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Fórum de contabilidade da AMM encerra atividades com aprovação dos participantes

Fórum de contabilidade da AMM encerra atividades com aprovação dos participantes

O IX Fórum Mineiro de Contabilidade Pública Municipal, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), no BDMG, em Belo Horizonte, se encerra na tarde desta quarta-feira (26) com debates imprescindíveis ao dia a dia dos setores contábeis das prefeituras mineiras. O evento reuniu contadores, técnicos de contabilidade, gestores e servidores públicos de todas as regiões de Minas Gerais em dois dias de palestras e apresentações.

O presidente da AMM, 1º vice-presidente da CNM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, agradeceu a participação dos palestrantes e do público, que lotou o auditório do BDMG em dois dias de intensos debates. Julvan Lacerda ressaltou a necessidade de aprimoramento e qualificação na gestão, para que ela seja eficiente. “E é isso que vocês estão fazendo aqui, hoje, e em uma área que é vital para a administração pública. A responsabilidade que vocês trazem é muito grande”, disse.

O tema “Contabilização das rotinas de consórcio municipal e seus desdobramentos”, com a Consultora em contabilidade pública, assessora da Confederação Nacional de Consórcios Intermunicipais (CONACI-BR), Márcia Maria Pimentel Mendes, abriu o segundo dia. A consultora falou sobre procedimentos contábeis dos consócios públicos e dos municípios consorciados, estabelecendo a diferenciação das relações de contratualização.

“A AMM sempre brilha nesse aspecto de qualificação, não abandonando os profissionais que precisam mesmo de muito amparo, dadas as situações desafiadoras diárias que ocorrem nos municípios. É muito interessante ver a resposta do contador público a esse acolhimento que a AMM faz. Diversos eventos seguidos, e eles saem dos seus municípios dada à relevância dos assuntos que estão sendo abordados nesses dois dias”, enfatizou Márcia Mendes.

Na parte da tarde, a Contadora Pública, Mestre em Ciências Contábeis, Membro do Grupo Assessor das NBC TSP do CFC, Lucy Freitas, apresentou o tema “Reconhecimento e mensuração de Ativos e Passivos e o reflexo nas DCASP”. “Abordei, na palestra, os ativos e passivos e o impacto nas demonstrações contábeis aplicadas ao setor público. Acho muito importante a AMM manter, ao longo desses anos, o Fórum de Contabilidade na agenda. Tem uma demanda muito grande dessas questões contábeis no setor público, hoje, e os contadores precisam se capacitar para as mudanças que estão acontecendo na contabilidade”, afirmou Lucy Freitas.

Participante do evento, o prefeito de Carmo do Rio Claro, Sebastião Lemos, enfatiza sempre participar dos eventos e cursos promovidos pela AMM. “Acho muito vantajoso os temas das palestras para o tesoureiro. Sempre existem novidades em relação às leis desse setor, então, procuramos trazer os servidores para ter condições de aprimorar a nossa gestão municipal e conseguir atender às necessidades dos municípios.”

Para o contador da Câmara Municipal de Carangola, Sérgio Neves, o evento foi muito positivo por propiciar troca de informações entre participantes de diferentes regiões do Estado, pela qualidade técnica das palestras e a estrutura oferecida pela AMM.

A assessora contábil da prefeitura de Capitólio, Andréia Cristina Ramos, compartilha da mesma opinião e reforça que, com o evento, é possível aliar a teoria à prática no dia a dia da gestão pública.

 

Acesse aqui as apresentações do Fórum de Contabilidade