Home > CQGP > Formação do agente de contratação e Governança e gestão foram temas de cursos do CQGP na última semana de maio

Formação do agente de contratação e Governança e gestão foram temas de cursos do CQGP na última semana de maio

O CQGP da AMM promoveu o curso de Governança e gestão, nos dias 30 e 31 de maio de 2022, com o professor e coordenador Geral de Aperfeiçoamento de Modelos e Referenciais de Gestão Pública, da Secretaria de Gestão Pública/SEGEP/MPOG, Esaú Mendes Sirqueira, na sede da Associação, em Belo Horizonte. A capacitação, que foi organizada pela assessoria técnica de Convênios da AMM, envolveu conteúdo teórico e treinamento prático.

O presidente eleito da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, e o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Campos Morato, participaram do curso juntamente com as equipes das duas prefeituras.

“É muito importante este curso de Governança e gestão. É uma prática que, daqui para frente, todos os municípios vão ter que se adequar, inclusive com sanção e penalidades de não estar recebendo recursos de entes federados. Parabéns pela iniciativa da AMM, por trazer este curso de alta qualidade, com o professor que é um dos idealizadores de todo este projeto. E, agora, estamos nos qualificando para, também, podermos replicar para os outros municípios”, ressaltou o presidente eleito da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius.

Na avaliação do professor do curso, Esaú Mendes Sirqueira, a AMM foi pioneira no atendimento às novas diretrizes dos órgãos que operam com transferências da União no que se refere à melhoria da gestão e da governança. “Esse curso tem o objetivo de capacitar os servidores dos municípios para implementarem esse modelo instituído pela administração pública federal, mas que deve ser aplicado nos municípios (de pequeno, médio e grande porte), visando a melhoria da governança e da gestão municipal. O foco é que, com essa iniciativa, os recursos captados, efetivamente, cheguem à ponta, atendendo o cidadão beneficiário por essas políticas públicas”, finalizou o professor, que é assessor técnico no Ministério da Economia.

Cursos on-line

O final do mês de maio contou, também, com as capacitações sobre “Pregão e concorrência para formação do agente de contratação, no dia 27; e os “Procedimentos para fortalecimento da economia do município ou regional para formação do agente de contratação”, no dia 30.

Saiba mais sobre a agenda de cursos do CQGP (aqui) e no portalamm.org.br.   

CQGP no interior 

Os cursos do CQGP também podem chegar à sua região, por meio das microrregionais e das prefeituras.

Mais informações AQUI, no portalamm.org.br e pelo telefone (31) 2125-2411.