Home > Comunicação > Notícias > FNDE inicia processo para integração à Plataforma +Brasil 

FNDE inicia processo para integração à Plataforma +Brasil 

Objetivo da iniciativa é simplificar processos e aprimorar o gerenciamento das políticas públicas sob a responsabilidade da autarquia 

Racionalizar os processos de transferência de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para os entes federativos e demais beneficiários, aumentar a transparência e aprimorar o gerenciamento das políticas públicas sob a responsabilidade da autarquia. Esses são os principais objetivos de uma parceria entre o FNDE e o Ministério da Economia para a inserção da autarquia na Plataforma +Brasil, do governo federal.

Na última segunda-feira, 22, a diretora do Departamento de Transferências da União, Regina Lemos, apresentou a plataforma e suas funcionalidades em reunião técnica com gestores e a Alta Administração do FNDE. “A gente quer uma ferramenta de facilidade, de transparência e de automatização de processos”, frisou.

Regina Lemos também ressaltou que a utilização da ferramenta auxilia no controle do uso dos recursos repassados pelo governo federal e permite um melhor acompanhamento de todo o ciclo das políticas públicas. “Desde ouvir o cidadão lá na ponta, indicando a necessidade; o Estado propondo a solução; o FNDE concordando ou não; a implementação; o monitoramento”, afirmou a diretora, que também elencou uma série de ferramentas de apoio que fazem parte da plataforma, como aplicativos voltados para o cidadão, para a fiscalização dos gastos públicos e para aprimorar a gestão local dos recursos, além de painéis de indicadores e de obras e oferta de capacitação.

“A gente só quer focar em transferências que entreguem políticas públicas. A parceria que se faz com estados e municípios para entregar uma creche, para fazer uma capacitação, isso nos interessa”, completou.

Mais informações com a assessora do departamento de Educação da AMM, Alessandra Marx, pelo telefone (31) 3916-9199.

Fonte: FNDE.