Home > Comunicação > Notícias > Ex-presidentes da AMM são homenageados na solenidade de 65 anos da Associação

Ex-presidentes da AMM são homenageados na solenidade de 65 anos da Associação

Homenagens, resgate da história, debates sobre os desafios do municipalismo e muita emoção deram o tom das comemorações dos 65 anos da Associação Mineira de Municípios (AMM) nesta terça-feira (31 de outubro de 2017), na sede da entidade, em Belo Horizonte. Na solenidade, foi lançado o selo comemorativo dos 65 anos da AMM, em parceria com os Correios.

Fundada em 17 de outubro de 1952, a AMM teceu uma trajetória de lutas e conquistas pelo desenvolvimento dos 853 municípios das Minas Gerais. Nessa história, houve empenho de colaboradores da entidade orquestrado pelas estratégias e conhecimentos dos 18 gestores públicos que compõem a galeria de ex-presidentes da AMM, os principais homenageados na solenidade.

Na pauta da comemoração, constaram inaugurações que remontam à trajetória da gestão da entidade. Na galeria de ex-presidentes, foi inaugurada a foto do ex-prefeito de Pará de Minas, que geriu a entidade de 2015 a 2016. Em seguida, o presidente da AMM, Julvan Lacerda, fez uma surpresa aos colegas da gestão 2017-2019 ao descerrar a placa da nova diretoria da Associação com fotos de todos os diretores e nomes do corpo de funcionários da entidade.

O presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, ressaltou que a Associação chegou aos 65 anos com uma trajetória importante ao fortalecimento dos municípios mineiros. “Estamos, hoje, fazendo um trabalho de uma Associação combativa, porém com serenidade; firme, porém flexível; para alcançarmos os nossos objetivos nessa luta, nessa causa tão importante que é o municipalismo. E daqui para frente, faremos o trabalho sempre assim: com independência, mas com compromisso com a parceria institucional com a federação; com o contato e o diálogo entre as esferas (município, Estado e União). Sempre lutando para construir uma federação mais justa”, salientou.

Reunião

O evento dos 65 anos contou, ainda, com a reunião da diretoria da AMM, quando foram definidas as pautas de trabalho dos próximos meses. No encontro, os prefeitos discutiram a importância da mobilização para a reunião com a bancada mineira no dia 6 de novembro, às 15 horas, no Crea-MG (saiba mais sobre o assunto aqui). O presidente Julvan Lacerda aproveitou para convidar os colegas da diretoria a mobilizarem prefeitos e parlamentares para comparecem à reunião e, também, aos próximos encontros do “AMM nos Municípios”, como forma de se unirem em prol da causa municipalista (saiba mais sobre o assunto aqui).

Selo dos 65 anos

Os Correios são parceiros do aniversário da AMM com uma peça que contém a imagem da logomarca da Associação, criada especialmente para as comemorações dos 65 anos de fundação da entidade.

O “Selo dos 65 anos da AMM” personalizado é uma modalidade de emissão postal que transforma as imagens de interesse dos clientes em selos. Por eternizar o tema celebrado, figura também como peça de coleção.

Presidentes com a palavra

Ao falar sobre o histórico da gestão da Associação, Julvan Lacerda salientou a importância dos gestores da entidade, que montaram a história da Associação e firmaram o nome da AMM no mercado como a maior e mais atuante associação municipalista do País. “A instituição foi construída por muitas mãos, que foram homenageadas hoje. Estamos, aqui, fazendo o nosso momento.”

Edson Soares (1997-1998): “Para mim é motivo de alegria, felicidade estar presente nesta solenidade que representa a comemoração da entidade política mais importante do Estado e quiçá do Brasil. Nós, da AMM, representamos a semente da ideia do municipalismo. Nós entendemos que esse País só será justo, só será equânime, só será democrático, se os municípios tiverem poder à altura dos seus deveres, das suas responsabilidades. Então, para mim, é motivo de muita alegria ser homenageado por uma entidade que é resistente a toda a luta que visa enfraquecer e desconstituir os municípios.”

José Milton Barbosa Rocha (2009-2011): “A emoção de participar deste momento da comemoração dos 65 anos da entidade é muito grande. Uma alegria imensa que, com certeza, todos os presidentes têm, não só pelo que representou a instituição na minha vida, o trabalho municipalista, mas pela convivência com a equipe da AMM, com todo relacionamento maravilhoso que tive aqui com os funcionários, com todos à frente da entidade nesses dois anos. Foi uma grande experiência, não só administrativa, mas também humana, pelo que aprendi aqui com os que passaram conosco na nossa gestão.”

Ângelo Roncalli (2011-2013): “Estou muito feliz em rever tantos ex-presidentes, de estar sempre presente com esse corpo técnico maravilhoso da AMM. Agradeço o presidente Julvan e toda Diretoria pela homenagem, mas, acima de tudo, por representar cada vez com mais veemência, com mais força, o movimento municipalismo mineiro. E, também, atuando em defesa do movimento municipalismo nacional, com sua atuação na Confederação Nacional de Municípios. Fico feliz e agradecido e sempre é um prazer a gente continuar sendo homenageado, ganhando mais força e energia para trabalhar em favor dos municípios de Minas e do Brasil. É um prazer apoiar aqueles que cuidam do dia a dia da vida da população em cada um dos municípios.” 

Antônio Júlio de Faria (2015-2016): “A AMM hoje tem um perfil diferente. E eu posso dizer que comecei a mudar esse perfil, quando nós tivemos uma disputa acirrada aqui, para que eu pudesse ser presidente, uma eleição que estava tranquila e de uma hora para outra houve uma disputa. E, de lá para cá, a AMM tomou um novo rumo. O presidente da AMM tem que cuidar dos interesses dos municípios. O município trabalha em consonância com o Estado, mas confronta com o Governo. Então, eu acho que a AMM está no papel fantástico. A AMM deu sorte, todos nós municipalistas demos sorte de encontrar um presidente como o Julvan, um homem corajoso, determinado, inteligente, e altamente conciliador, para poder dar sequência aos destinos da Associação.”

Funcionários

Os colaboradores da AMM receberam homenagens da diretoria por meio dos dois funcionários mais antigos da entidade. A copeira Eny Costa e o contabilista Décio Ribeiro da Silva receberam placas comemorativas como representantes da equipe de trabalho da AMM.

Na avaliação do presidente Julvan Lacerda, o sucesso dos trabalhos da entidade se deve à união, ao empenho e à dedicação diária da diretoria e do corpo de funcionários da AMM. “Agradecemos vocês, imensamente, pelo comprometimento e profissionalismo que contribuem para o crescimento e a consolidação da entidade.”

Confira as fotos da solenidade aqui.

Publicado em 1° de novembro de 2017.