Home > Comunicação > Notícias > Ex-presidente da AMM recebe o título de cidadão honorário de BH

Ex-presidente da AMM recebe o título de cidadão honorário de BH

O ex-presidente da AMM e primeiro vice-presidente da CNM, Julvan, recebeu o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, no dia 27 de junho de 2022, durante solenidade na Câmara Municipal da capital mineira. O projeto de indicação é da vereadora e presidente da Casa, Nely Aquino.

Na abertura da homenagem, a vereadora Nely Aquino falou da vocação de Julvan Lacerda para a política. “Esta é a primeira homenagem que entrego, neste plenário, após a reforma. É um grande prazer que esse evento seja para você, Julvan. Recebe o título por ajudar a promover o desenvolvimento econômico dos municípios. Sabemos da sua dedicação e compromisso. À frente da AMM Julvan possibilitou à capital e a outros municípios que compõem a instituição crescerem com legitimidade, respeito e credibilidade. A independência financeira, com a autonomia da AMM, alavancou resultados impactantes na gestão de Julvan Lacerda”, ressaltou a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte que, enalteceu, ainda, o trabalho do ex-presidente da AMM em nível federal, conquistando importantes conquistas municipalistas para os municípios mineiros e brasileiros.

Durante a homenagem, não poderia faltar ressaltar as principais conquistas de Julvan Lacerda à frente da AMM: união dos(as) prefeitos(as), interiorização das ações da Associação, mobilizações em prol da quitação das dívidas do governo estadual e os dois grandes acordos assinados entre a instituição e o Estado para pagamento desses débitos.

Tomado de emoção, Julvan Lacerda, em seu pronunciamento, falou sobre as conquistas municipalistas e o apoio da família, funcionários e pares para conseguir executar os planos e objetivos municipalistas. “Essas pessoas foram fundamentais para alcançarmos objetivos que a associação lutava há muitos anos. Uma delas foi o número de municípios afiliados, conseguimos passar de 380 para 781. Pudemos fazer isso porque somamos a experiência de quem já passou por lá com a força de vontade e o querer acertar.”

Julvan falou também sobre “a invasão do ex-governador nos caixas dos municípios e quem pagou a conta foi o cidadão que ia buscar o remédio na farmácia e não tinha, o pai que precisava do transporte escolar para levar o filho para estudar, a pessoa que procurava o posto de saúde para uma consulta… Muitos municípios tiveram que cortar recursos, diminuir serviços e prejudicava o cidadão. A gente defende o cidadão que depende do serviço público. Precisamos desconcentrar o dinheiro que fica em Brasília, pois é aqui (no município) que as coisas acontecem”, explicou Julvan Lacerda.

A solenidade contou com a presença dos ex-presidentes da AMM, Antônio Júlio e Ângelo Roncali, do prefeito de Santa Bárbara do Tugurio, José Donato, do ex-prefeito de Curvelo e ex-diretor regional da AMM, Maurílio Guimarães, e da esposa do ex-presidente Julvan Lacerda, Sheila Franco.

Confira o evento completo aqui.