Home > Comunicação > Notícias > Evento apresenta os desafios do transporte escolar rural

Evento apresenta os desafios do transporte escolar rural

O “Sistema Transcolar Rural” será apresentado aos gestores públicos, no dia 6 de outubro, na UFMG. O projeto é da Escola de Engenharia, em parceria com o Ministério da Educação, que desenvolveram o sistema de informação geográfica que permitirá às prefeituras determinarem rotas menos onerosas.

A pedido do projeto, as prefeituras e as escolas públicas dos municípios de Minas Gerais estão inserindo dados dos alunos, como endereço, qual a distância habitual que caminham para chegar a uma parada de ônibus, número de carros disponíveis para este serviço e seu estado de conservação, entre outras.

E as equipes do projeto têm feito levantamento das rotas utilizadas pelo transporte escolar rural, a fim de detectar a existência de quebra-molas, mata-burros e até mesmo a qualidade da pavimentação. Assim, o sistema, por meio da combinação dessas informações, será capaz de gerar uma rota que contemple o maior número de alunos de uma região de forma mais rápida e utilizando as vias em melhores condições.

Com informações de Fred Lamêgo | UFMG. Publicado em 6 de setembro de 2017.