Após quase quatro meses desde a primeira etapa, foram conhecidos, no domingo (15/10), os campeões dos Jogos do Interior de Minas (Jimi). Disputada em Lavras, no Território Sul, a última fase da competição do Governo do Estado, promovida por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), premiou os melhores atletas/equipes do estado, em 11 modalidades, nos naipes masculino e feminino.
Nos cinco dias de competições foram disputadas as modalidades de basquete, futsal, handebol, voleibol, atletismo convencional e paralímpico, ciclismo speed, ciclismo mountain bike, taekwondo, xadrez e futsal de surdos.
Substituído em 2012 pelos Jogos de Minas, o Jimi voltou ao seu formato original neste ano para atender a uma demanda da população mineira levantada durante os Fóruns Regionais de Governo. Em seu retorno, o Jimi foi disputado em três etapas (Microrregional, Regional e Estadual), sendo que nas duas primeiras houve apenas as modalidades coletivas.
Competições
No futsal feminino, aconteceu a disputa mais equilibrada da competição, com a definição da equipe vencedora nos pênaltis. Após empatar por 2 a 2 no tempo normal, Governador Valadares ficou com o título, ao vencer Montes Claros por 2 a 1 nas penalidades. No masculino, o título ficou com Itaobim, que goleou Goianá, na decisão, por 9 a 4.
Outra disputa equilibrada aconteceu no vôlei masculino. Na ocasião, a equipe de Conceição do Mato Dentro conquistou o título sobre Tupaciguara, com parciais de 20/25, 25/21, 25/13, 12/25 e 15/13. Já entre as mulheres, Itabirito ficou com o troféu, ao derrotar Varginha por 3 sets a 0, parciais de 25/17, 25/18 e 25/14.
No basquete, os campeões do Jimi foram Montes Claros, entre os homens, e Nova Lima, entre as mulheres. Para ficar com o título, a equipe do Norte do Estado derrotou, na final, os donos da casa, Lavras, por 60 a 46. Já na final feminina, Nova Lima venceu Uberaba por 53 a 43.
No handebol, o município de Juiz de Fora mostrou sua força. Campeã da primeira divisão dos Jogos de Minas, em 2016, o município por muito pouco não repetiu a dobradinha. Campeão entre os homens, ao derrotar Ponte Nova na final, por 42 a 31, a cidade viu seu time feminino perder a decisão para Governador Valadares, por 26 a 22.
Confira também os resultados do atletismo convencional e paralímpico, ciclismo speed, ciclismo mountain bike, taekwondo, xadrez e futsal de surdos.
Mais informações com o assessor do departamento de Esportes da AMM, Ramon Diniz, pelo telefone (31) 3916-9193.
Fonte: Agência Minas. Foto: Cláudio Coelho/Seesp.
Publicado em 18 de outubro de 2017.