Home > Comunicação > Notícias > Estado oferece capacitação sobre política de energia fotovoltaica para gestores municipais

Estado oferece capacitação sobre política de energia fotovoltaica para gestores municipais

Seguem abertas, até 24/11, as inscrições para a terceira capacitação de gestores municipais do projeto estratégico Sol de Minas. Promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), o curso gratuito será ministrado nos dias 29 e 30/11, das 9h às 11h30. As inscrições podem ser feitas neste link.

O evento será uma oportunidade de melhorar o ambiente de negócios do setor, além de estimular o uso desse tipo de recurso pela administração pública, em prédios como hospitais, escolas e em outras instalações. O objetivo é transformar os municípios em consumidores, geradores e incentivadores de energia solar fotovoltaica.

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que as administrações públicas ainda utilizam pouca energia renovável, especialmente a solar fotovoltaica. Foi pensando nisso que a Sede, por meio do projeto estratégico Sol de Minas, decidiu oferecer o curso de capacitação voltado para gestores municipais, que busca aumentar o uso de energia limpa, barata e renovável por parte do setor público.

Parceiros palestrantes

A iniciativa da Sede conta com o apoio da Agência de Investimento e Promoção Comercial de Minas Gerais (Indi), da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e do Banco do Nordeste.

Os parceiros vão compartilhar conhecimentos e experiências sobre regulamentos do setor de geração de energia solar fotovoltaica, além de propostas de políticas de atração de investimentos, questões de sustentabilidade decorrentes do apoio a uma matriz energética limpa e modalidades de financiamento.

O BDMG apresentará linhas de crédito especiais aos municípios mineiros, como o BDMG Cidades Sustentáveis, que inclui financiamento para empreendimentos de energias renováveis, como a solar fotovoltaica.

Troca de experiências

A capacitação é uma oportunidade de trocar experiências sobre o setor. Durante as apresentações, os palestrantes vão responder dúvidas e perguntas dos participantes.

Gestores podem se inscrever

Cada município pode inscrever, no máximo, quatro gestores da prefeitura. Caso haja mais cadastros, serão considerados válidos apenas os últimos quatro ingressos emitidos. O certificado de participação será feito somente após o preenchimento da avaliação do curso, encaminhada ao fim da capacitação.

Minas lidera geração distribuída

Minas Gerais é protagonista no setor. De acordo com dados da Aneel, o estado responde, sozinho, por aproximadamente um quinto de toda a energia solar fotovoltaica produzida na modalidade geração distribuída no Brasil.

Atualmente, 846 (99%) dos 853 municípios mineiros possuem módulos fotovoltaicos em operação. Considerando empreendimentos em operação de Geração Centralizada (GC) e Geração Distribuída (GD), Minas é líder no País, se aproximando de dois mil megawatts de potência instalada.

Mais informações com o assessor do departamento de Desenvolvimento Econômico da AMM, Ramon Diniz, pelo telefone (31) 3916-9191.