Home > Comunicação > Notícias > Estado inicia audiências públicas do Programa de Regularização Fundiária Rural em 2021

Estado inicia audiências públicas do Programa de Regularização Fundiária Rural em 2021

Na próxima semana, as reuniões serão em Espinosa, Monte Azul e Mato Verde, no Norte do Estado 

Com a meta de entregar mil títulos, em 2021, o Programa Estadual de Regularização Fundiária Rural, executado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), já tem data marcada para as audiências públicas em três municípios do Norte de Minas: Espinosa, Monte Azul e Mato Verde. As reuniões estão agendas, respectivamente, para os dias 24, 25 e 26 de fevereiro.

O Programa Estadual de Regularização Fundiária Rural tem grande importância social para os agricultores. “O título da terra é a porta de entrada para outras políticas públicas, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e, também, para linhas de crédito rural”, afirma o superintendente de Regularização Fundiária da Seapa, Pedro Garcia.

Audiências

Após o chamamento público para cadastro dos municípios com maior demanda pela regularização de terras devolutas do Estado, são agendadas as audiências públicas nas cidades que estão aptas a receberem o programa. O superintendente Pedro Garcia detalha que esse primeiro encontro com os posseiros visa, principalmente, sanar todas as dúvidas referentes ao processo.

O cadastramento, que terá a data divulgada após a reunião, é feito pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Seapa, após acordo técnico. Para tirar dúvidas e ter acesso a outras informações sobre o programa, clique aqui.

Balanço 

Em 2020, apesar das dificuldades impostas pela pandemia de covid-19, a Superintendência de Regularização Fundiária da Seapa totalizou a entrega de 791 títulos rurais.

Foram contemplados 12 municípios que participaram do chamamento público, que utilizou critérios para garantir impessoalidade e integridade na seleção, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), percentual da população rural em relação à urbana e a autodeclaração do município quanto ao número de imóveis rurais dependentes da regularização fundiária, entre outros pontos.

 

Iniciaram, também, os trabalhos no Projeto Jaíba – maior plano de colonização e irrigação da América Latina, localizado no Norte de Minas Gerais –, uma demanda antiga da população, com a entrega de 225 títulos no município.

Programação

Espinosa – Data: 24/2/2021 (quarta-feira)
Horário: 9h
Local da audiência: Salão da Emater-MG (Rua Padre José Puche, 576)
Mais informações: Fagner Castro (fagner.castro@agricultura.mg.gov.br)

Monte Azul – Data: 25/2/2021 (quinta-feira)
Horário: 9h
Local da audiência: Ginásio Poliesportivo Almelício Francisco Santana (Rua Izídio José de Oliveira, 177)
Mais informações: Marcelino Marquez (marcelino.marquez@agricultura.mg.gov.br)

Mato Verde – Data: 26/2/2020 (sexta-feira)
Horário: 9h
Local da audiência: Clube Social (Rua Mário dos Reis Silveira – sem número)
Mais informações: Fagner Castro (fagner.castro@agricultura.mg.gov.br)

Fonte: Agência Minas. Foto: Seapa/divulgação.

Mais informações com o assessor do departamento de Meio Ambiente da AMM, Licínio Xavier, pelo telefone (31) 2125-2418.