Home > Comunicação > Notícias > ESP-MG promove série de webinários sobre saúde mental para abordar a questão dos leitos de saúde mental em hospitais gerais

ESP-MG promove série de webinários sobre saúde mental para abordar a questão dos leitos de saúde mental em hospitais gerais

No primeiro webinário, na próxima terça-feira, 05/10, os profissionais irão debater sobre a existência desses leitos em hospitais gerais e as contribuições e desafios para a RAPS

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Diretoria de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas,  promovem a segunda série de webinários em saúde mental de 2021, que desta vez terá como tema geral “Leitos de saúde mental em hospitais gerais: quais possibilidades de atenção nas Redes de Atenção Psicossocial (RAPS)?

Serão três encontros virtuais mensais para tratar desse conteúdo, sempre das 15h às 17h e com transmissão pelo canal da ESP-MG no youtube. O primeiro webinário, que abrirá a série, acontecerá na próxima terça-feira, dia 05/10 e tem como tema “Leitos de saúde mental em hospitais gerais: contribuições e desafios para o cuidado nas RAPS”.

O objetivo desses webinários é apresentar temáticas de relevância para o campo da saúde mental e que dialoguem com a experiência de supervisão clínico-institucional, que vem sendo desenvolvida em diferentes municípios de Minas Gerais.

Irão participar do encontro da próxima terça-feira, dia 05/10, como expositores, o Médico Psiquiatra, Doutor em Ciências Sociais,  Professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Conselheiro Nacional de Direitos Humanos pela Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME), Marcelo Kimati. A Assistente Social, Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Coordenadora de Regulação da SES-MG, Fabiana Érica de Souza e o Psicólogo e Coordenador clínico da RAPS de Brumadinho/ MG, Rodrigo Chaves Nogueira. A mediação será da Psicóloga, doutora em Saúde Coletiva e trabalhadora da ESP-MG, Ana Regina Machado (ESP-MG).

A transmissão será pelo Canal da Escola no Youtube: youtube.com/escolasaudepublicamg

A live será aberta ao público e os participantes poderão enviar perguntas aos convidados pelo chat durante a transmissão. Haverá declaração de participação para quem fizer o registro da presença no evento. O link será disponibilizado no início do Webinário.

Confira as datas e os tópicos dos próximos webinários:

Webinário 2, dia 04/11, quinta-feira: Leitos de saúde mental em hospitais gerais: quais práticas de atenção têm sido produzidas?

Webinário 3, dia 01/12, quarta-feira: Atenção em leitos de saúde mental em hospitais gerais: compartilhando experiências das RAPS.

No primeiro semestre de 2021 a ESP-MG e SES-MG promoveram a primeira série de webinários em saúde mental e naquela ocasião tratou da “Supervisão clínico-institucional e suas contribuições para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Minas”. Os webinários aconteceram de maio a julho e estão disponíveis no canal da Escola no youtube, para acessar, clique aqui.