No evento, a ESP e a SES também vão lançar o Percurso Formativo do Fiscal de vigilância sanitária, com o curso: “Conhecimentos introdutórios para atuação em vigilância sanitária”
Com o objetivo de comemorar o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promovem, na próxima quinta-feira, dia 05/08, às 14h, o Webinário: “A contribuição do trabalhador da VISA para o SUS”.
No evento, a ESP e a SES também vão lançar o Percurso Formativo do Fiscal de vigilância sanitária, com o curso: “Conhecimentos introdutórios para atuação em vigilância sanitária”, que é o primeiro curso, de um total de três, com o objetivo de fornecer ao trabalhador da vigilância sanitária as bases e conceitos fundamentais para o desenvolvimento de suas ações no dia a dia de trabalho.
Participam como debatedores do Webinário: Rose Carmo Ferraz, que é veterinária, Pós-Doutora em Saúde Coletiva e Analista em Educação e Pesquisa da ESP-MG e Geraldo Lucchese, farmacêutico, Sanitarista, Doutor em Saúde Pública e Professor da UnB. Já a mediação será feita por Filipe Curzio Laguardia Biólogo, Mestre em Administração Pública e Superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG.
O Webinário será aberto ao público, não sendo necessária inscrição prévia e a transmissão será feita pelo Canal da Escola no Youtube, disponível em: youtube.com/escolasaudepublicamg
O papel da Vigilância Sanitária
Foi a Lei Federal nº 13.098/2015, que instituiu o dia 5 de agosto, o mesmo dia de nascimento do médico e sanitarista, Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu no ano de 1872, em São Luís do Paraitinga (SP), como o dia Nacional da Vigilância Sanitária. O sanitarista ficou conhecido por combater as epidemias de peste bubônica, varíola e de febre amarela.
No Brasil as ações são desenvolvidas pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, por meio das vigilâncias municipais, estaduais e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Considerando toda essa relevância do trabalho da Vigilância e, em especial, do Fiscal Sanitário para o fortalecimento do SUS, que foi pensada a proposta do Percurso Formativo para Fiscais Sanitários do Estado de MG.
O curso 01, intitulado: A contribuição do trabalhador da VISA para o SUS, irá inaugurar o Percurso Formativo. Ele será oferecido na modalidade de Educação a distância (Ead) e estará disponível no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da ESP. Foram ofertadas pela SES-MG, 1000 vagas para fiscais sanitários de todo o Estado de MG.
Segundo Rose Carmo, o conteúdo do curso foi todo pensando e desenvolvido por trabalhadores da vigilância sanitária, que conhecem as rotinas, os problemas e as principais dificuldades e necessidades da área.
Haverá declaração de participação para quem fizer o registro de presença. O link será disponibilizado no início do evento. Para acompanhar o Webinário, acesse o Canal da Escola no Youtube: youtube.com/escolasaudepublicamg
Mais informações com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.