Home > CQGP > eSocial, EFD REINF e LDO são temas de cursos do CQGP da AMM

eSocial, EFD REINF e LDO são temas de cursos do CQGP da AMM

O Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP) da AMM promoveu, de 22 a 24 de março, os cursos “eSocial e EFD REINF na Administração Pública” e “Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)”.

Ministrado pela professora Andréa Lacerda, especialista em Auditoria Externa, o curso “eSocial e EFD REINF na Administração Pública” tem como objetivo repassar as informações exigidas, atualmente, para a nova obrigação eSocial (que, entre outras questões, substituirá a SEFIP; RAIS; CAGED; DIRF), além de esclarecer sobre as novas exigências a que estão sujeitas as empresas e os órgãos públicos.

A capacitação aconteceu nos dias 22 e 23 de março de 2022, no formato híbrido, com participantes na sede da Associação, em Belo Horizonte, e os demais acompanhando a capacitação virtualmente.

Na pauta da capacitação, estavam temas como a contextualização do eSocial: objetivos; obrigatoriedade; prazos; certi­ficação digital e responsabilidades; as implicações do eSocial: normatização dos procedimentos e rotinas da área de recursos humanos; geração de informações em tempo real (facilidades, dificuldades, integração e sistema); demonstração no software: prazo de implantação e remessa de informações do eSocial.

Curso virtual

O tema “Instrumentos anuais de planejamento público: elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício 2023” foi pauta do curso virtual nos dias 23 e 24 de março de 2022.

Ministrado pela professora Lucy Fátima de Assis Freitas, Contadora Pública, Mestre em Contabilidade e Controladoria Aplicadas ao Setor Público, a capacitação tem o objetivo de apresentar os requisitos a serem observados na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício 2023, os anexos de metas fiscais e riscos fiscais, no contexto da gestão fiscal responsável estabelecida pela Lei de Responsabilidade Fiscal, destacando as providências necessárias no caso de descumprimento das metas e desequilíbrio das contas públicas.

CQGP

Os cursos do CQGP também podem chegar à sua região, por meio das microrregionais e das prefeituras. Saiba mais sobre a programação dos cursos e inscreva-se no portalamm.org.br e pelo telefone (31) 2125-2411.

Confira a agenda do CQGP

  • Dias 28 e 29 de março de 2022: Planejamento do processo de compras públicas para formação de agente de contratação
  • Dias 30 e 31 de março de 2022: Formação de agente de contratação
  • Dias 4 e 5 de abril de 2022: Cidades inteligentes
  • Dias 7 e 8 de abril de 2022: a fiscalização tributária e o monitoramento fiscal nos municípios
  • Dias 18 e 19 de abril de 2022: Gerenciamento dos programas do MEC por meio do SIMEC
  • Dias 19 e 20 de abril de 2022: Contabilidade aplicada ao setor público: novo MCASP 9ª edição
  • Dias 26 e 27 de abril de 2022: eSocial na Administração Pública

Mais informações AQUI, no portalamm.org.br e pelo telefone (31) 2125-2411.