Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais abre inscrições para curso introdutório destinado aos Agentes Comunitários de Saúde

Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais abre inscrições para curso introdutório destinado aos Agentes Comunitários de Saúde

Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) abriu inscrições nesta semana para o Curso Introdutório para Agente Comunitário de Saúde. O curso, que tem carga horária de 40h, será na modalidade educação a distância, no formato autoinstrucional (sem tutor) e com certificação. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de março.

Serão disponibilizadas 1.000 vagas a serem preenchidas pela ordem de chegada das inscrições válidas. Podem se inscrever os trabalhadores que atuam ou já atuaram como Agentes Comunitários de Saúde (ACS), desde que atendam aos seguintes requisitos:

  • Possuir experiência ou estar contratado como Agente Comunitário de Saúde.
  • Possuir conhecimento básico na utilização de internet.
  • Trabalhar ou residir no Estado de Minas Gerais.

As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico, disponível aqui.

O curso

Esta é a terceira oferta do curso pela ESP-MG. No segundo semestre de 2019, foram formadas 11 turmas e um total de 2.040 matriculados. Já no primeiro semestre de 2020, foram formadas sete turmas, com o total de 1920 inscritos. A nova oferta é destinada à qualificação dos profissionais que ainda não conseguiram a formação.

O curso terá carga horária de 40 horas e está estruturado com as seguintes temáticas e carga horária:

  • Unidade I, “o ACS e o Sistema Único de Saúde”, com carga horária de 10h.
  • Unidade II, “Atenção Primária à Saúde e o Trabalho do ACS”, com carga horária de 15h.
  • Unidade III, “Ferramentas para o Trabalho do ACS”, com carga horária de 15h.

O resultado do processo de inscrição e a lista com os nomes de todos os candidatos contemplados serão divulgados no site da ESP-MG até o dia 9 de março de 2021. A disponibilização das turmas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ocorrerá durante o mês de março de 2021. O e-mail informado no ato de inscrição deverá ser pessoal e válido, já que todas as comunicações oficiais irão ocorrer por meio do e-mail.

Mais informações com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.

Fonte: SES-MG.