Home > Comunicação > Notícias > Encontro técnico discute governança e gestão dos municípios mineiros

Encontro técnico discute governança e gestão dos municípios mineiros

O superintendente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Gustavo Nassif, participou, na manhã desta quinta-feira (15 de dezembro), do Encontro Técnico TCEMG e os municípios, que abordou o tema: “Governança e gestão para novos prefeitos e vereadores eleitos”.

Promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), nos dias 15 e 16 de dezembro, em Belo Horizonte, o encontro reuniu representantes de 190 municípios das regiões Central, Zona da Mata e Vale do Rio Doce, de Minas Gerais.

O objetivo do encontro é “entregar aos prefeitos e vereadores eleitos e suas futuras equipes o relatório sobre a avaliação do atual estado da gestão, bem como informar, de forma objetiva e sintética, boas práticas que podem auxiliar na melhoria do desempenho da gestão e da legislatura que começa em 1° de janeiro de 2017”.

No evento, estão sendo apresentados os resultados do IEGM, o Índice de Efetividade da Gestão Municipal, apurado nos municípios, e que indica a realidade da gestão municipal do ano de 2015, em sete dimensões: educação, saúde, planejamento, finanças, meio ambiente, defesa civil e tecnologia da informação.

Participam do encontro técnico, além de prefeitos e vereadores eleitos, suas futuras equipes, formadas por aqueles que exercerão as funções de controladores internos, gestores de contratos, e secretários de Planejamento, Fazenda, Educação, Saúde, e Assistência Social. Também são convidados procuradores-gerais de municípios, equipes de transição, e ONGs que executam políticas públicas.

A iniciativa faz parte do programa “Tribunal e os Jurisdicionados”, instituído em 2010, que tem como meta a capacitação continuada dos agentes públicos municipais e estaduais.

Publicado em 15 de dezembro de 2016.