Home > Comunicação > Notícias > Encontro de educadores e gestores debate soluções para o ensino

Encontro de educadores e gestores debate soluções para o ensino

Palestras e debates sobre formação, gestão na área de educação, formas de aprendizado e interação entre professores e alunos foram alguns dos temas do “I Encontro de Educadores e Gestores” dos municípios de Miraí, São Sebastião da Vargem Alegre, Muriaé e Patrocínio do Muriaé, nos dias 25 e 26 de agosto, no Espaço Multiuso da Associação Mineira de Municípios (AMM).

De acordo com a idealizadora do encontro, a especialista em educação Rúbia Luísa de Moura Arêdes Carvalho, o projeto surgiu da necessidade constante dos educadores reciclarem os conhecimentos. “Nós não temos a oportunidade de crescermos profissionalmente, se não pudermos nos capacitar. Pensei no projeto para unir forças e educadores em prol da educação de qualidade.”

O advogado Stanley Gusman trabalha há sete anos com questões que envolvem a infância. No encontro, o advogado falou sobre “Orientações frente à doutrina de proteção integral na prática de atos de disciplina e atos infracionais conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”.

“Este encontro traz uma expectativa muito grande de como os professores e gestores participarão, a partir de agora, da rotina dentro das escolas, sobretudo pelo comparativo do que é o ECA e a prática da pedagogia nas escolas. Temos um caso recente, em Santa Catarina, de uma professora que foi agredida por um aluno porque pediu que ele colocasse o livro sobre a mesa. Trata-se da possibilidade de prendê-lo ou não. Como o professor deve se comportar em uma situação como esta? Esse é o grande desafio que enfrentamos. Espero que o conteúdo extraído aqui possa ser aplicado nas escolas”, salientou Stanley Gusman.

A educadora Rúbia Carvalho salienta que o encontro foi uma oportunidade para compartilhar experiências e conhecimentos. “Muito mais do que isso, de socialização. Aqui, compartilhamos a nossa prática pedagógica, em uma oportunidade única. Eu agradeço pela oportunidade, porque profissionais, a prefeitura de Miraí e de São Sebastião da Vargem Alegre, e a Câmara Municipal de Miraí acreditaram no meu trabalho. E sem a parceria da AMM não seria possível promover o evento.”

Publicado em 25 de agosto de 2017.