Home > Comunicação > Notícias > Em Três Marias, Julvan Lacerda defende a justa distribuição de recursos entre União, estados e municípios

Em Três Marias, Julvan Lacerda defende a justa distribuição de recursos entre União, estados e municípios

Com o intuito de discutir e debater sobre sustentabilidade local, governança digital e Cidades Inteligentes, a prefeitura municipal de Três Marias promoveu, nesta quinta (12), o Seminário Desenvolvimento Regional e Modernização da Gestão Pública. O evento contou com o apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM), da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da Associação do Médio Rio das Velhas (AMEV) e do Circuito do Lago de Três Marias (Turlago).

O presidente da AMM e vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda, apresentou a pauta municipalista, a importância do associativismo e as ações da AMM aos presentes. Ele participou da cerimônia de abertura ao lado do prefeito anfitrião, Adair Divino da Silva (Bem-ti-vi); do presidente da Câmara Municipal, Milton Mendes Vieira; do presidente da Amev e prefeito de Felixlândia, Vanderli Carvalho; e do presidente do Turlago, José Arnaldo Alves da Paz.

“Quando a gente fortalece a cidade, a gente fortalece o cidadão, afinal, a gente vive é na cidade. É onde a vida acontece, e por isso é onde tem que ter o dinheiro pulsando e as oportunidades acontecendo. Não é em Brasília. Porque o nosso país, com o desenho da legislação, concentrou muito as receitas em Brasília e nós estamos lutando pra desconcentrar e conseguir trazer mais para as cidades, pra podermos prestar um serviço público de qualidade”, explicou Julvan.

Em sua fala, o prefeito de Três Marias destacou a alegria em receber a AMM e a CNM no município, e cumprimentou o presidente Julvan que, segundo ele, é um grande municipalista e tem feito um importante trabalho à frente da AMM durante vários anos. “A gente precisa reconhecer a importância desse trabalho, o esforço do presidente Julvan junto com a equipe da AMM. E ele enquanto vice-presidente da CNM tem pra nós, gestores mineiros, um valor extraordinário e importante para o nosso estado”, disse.

Após a abertura, os gestores e servidores municipais presentes tiveram a oportunidade de ouvir importantes palestras sobre desenvolvimento regional. Para falar sobre os desafios do desenvolvimento sustentável, o secretário de desenvolvimento econômico, esporte, turismo e cultura de Três Marias, Roberto Carlos Rodrigues,apresentou o case do município.

Em seguida, o ex-prefeito de Andradas e 1º secretário da AMM, Rodrigo Lopes, falou sobre Governança digital e Cidades Inteligentes. Ele foi seguido do prefeito de Boa Esperança e do turismólogo Vinícius Amantéa Campos, para falar sobre a transformação da cidade em destino turístico.

Julvan defendeu, ainda, o pacto federativo e a importância da justa distribuição da arrecadação entre a União, estados e municípios para melhorar a prestação de serviços na gestão municipal. “Quando o cidadão compra alguma coisa em supermercado, aquele imposto tem que ser revestido para ele. É preciso dividir melhor o bolo, pois a União fica com 58,14% e o município, onde moram as pessoas, fica com a menor parte (16,59%). Isso é injusto. Se tiver mais equilíbrio, quem ganha é o cidadão, com mais investimentos na saúde, na educação, em todas as áreas primordiais.”