Home > Comunicação > Notícias > Em seminário com prefeitos em Coronel Fabriciano, presidente da AMM alerta: “Gestão qualificada é essencial para o bem-estar da população”

Em seminário com prefeitos em Coronel Fabriciano, presidente da AMM alerta: “Gestão qualificada é essencial para o bem-estar da população”

Nesta quarta-feira (9), o presidente da AMM e 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda, esteve em Coronel Fabriciano, ao lado do prefeito da cidade e vice-presidente da AMM, Dr. Marcos Vinícius, e de prefeitos e lideranças da região, para participar do Seminário de Boas Práticas e Modernização da Gestão Pública.  Julvan representou as duas entidades no evento, e destacou a importância do associativismo para as conquistas municipalistas e da importância da qualificação para que se tenha sucesso na gestão pública municipal. Ele também deu uma ótima notícia aos municípios mineiros: o acordo para pagamento da dívida bilionária que o Estado tem com os municípios vai sair em breve.

O prefeito anfitrião do evento, Dr. Marcos Vinícius, frisou a importância das lideranças participarem de eventos e de se associarem, para que tenham força e consigam buscar melhorias para a administração municipal. “Fazer gestão pública já era complicado antes de 2020, agora, pós-pandemia, as coisas ficaram piores. É muito sério esse convívio entre a gente, essa troca de experiências, para entendermos que o associativismo é a única forma de enfrentarmos os problemas; porque o seu problema é o mesmo meu, o que muda é a proporção”, disse.

“É uma alegria estar aqui e reunindo lideranças da região para podermos discutir a pauta municipalista.  Todos nós temos algo a oferecer e aprender. Por isso é bom se unir, pra compartilhar conhecimento. Isso faz crescimento no ser humano”. Assim Julvan iniciou sua fala, destacando também a importância do movimento municipalista nacional para conseguir conquistas aos municípios no Congresso Nacional.

Julvan também falou sobre como os municípios estão em uma relação de desigualdade na nossa federação, que, além de aumentar o número de serviços, diminuem a quantidade de dinheiro nos municípios. “Estamos reclamando de um desenho federativo injusto que oprime o município e folga no governo federal. A maioria do dinheiro está em Brasília e a maioria do serviço está aqui na cidade. Precisamos nos unir para lutar contra isso”, destacou.

“Temos que aprimorar, modernizar a gestão, pra conseguir enfrentar os desafios com mais resistência, capacidade. E tem outros parceiros que se somam à nossa luta, como a CNM, o SEBRAE, que possui mais de 100 ações focadas em desenvolvimento local direcionadas a parcerias com os municípios. Acionar essas entidades para uma administração cada vez melhor”, reforçou,

Além da participação da AMM e da CNM no evento, o Seminário de Boas Práticas e Modernização da Gestão Pública, contou com importantes palestras sobre instrumentos para o monitoramento, avaliação, planejamento e imagem da administração pública.

O evento respeitou o distanciamento social, uso de máscaras e todos os protocolos sanitários implantados em decorrência da Covid-19.

Presenças

Além de Julvan Lacerda e Marcos Vinícius, prefeito de Coronel Fabriciano, também participaram os prefeitos: José de Oliveira Flor, de Periquito; Wallace Ferreira, deSão Francisco do Glória; Regilaine Alcântara, de São João do Oriente; Raulisson Morais, de Açucena; Zé Roberto Guimarães, de São José do Goiabal; Marcio Elias, de Inhapim; Bruno Morato, de Santana do Paraíso; Douglas Wilkes, de Timóteo; Luiz Paulo, de Pingo D´agua; Maria Cecilia da Costa Garcia, de Vargem Alegre; Benedito de Assis, de Antônio Dias; Aílton Dias, de Entre Folhas; José Santana, de  Dom Cavati; Narcélio da Costa , de Bugre; Ronaldo de Oliveira, de Mesquita, Jovani Duarte, de Braúnas e Hamilton Lima, de Marliéria.

Participaram também os vice-prefeitos: Sandro, de Inhapim; José Anísio, de Santana do Paraíso ; Geraldo Magela, de São José do Goiabal e Alex, de Ipatinga. Vereadores, lideranças locais e servidores também participaram do evento.