Home > Destaques > Em Nepomuceno, presidente da AMM defende debate ambientalista no âmbito das gestões municipais

Em Nepomuceno, presidente da AMM defende debate ambientalista no âmbito das gestões municipais

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda, esteve em Nepomuceno na última sexta (8), para participar do seminário “Gestão Pública – Meio Ambiente em Debate”, promovido pela prefeitura de Nepomuceno e pelo Consórcio Regional de Saneamento Básico (Consane), presidido pela prefeita do município, Iza Menezes.

O evento teve o apoio institucional da AMM e da CNM e contou com a presença de autoridades políticas, como o deputado federal Diego Andrade, o deputado estadual Noraldino Júnior, a secretária da SEMAD-MG, Marília Melo, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, presidentes de consórcios intermunicipais e lideranças da região.

“É muito bom que um assunto tão difícil como meio ambiente atraia tantas pessoas, de várias partes do estado e isso me deixa muito feliz, pois vemos que estamos conseguindo chamar a atenção para a causa, que é urgente e precisamos tomar atitudes, e, pra isso, precisamos conhecimento”, destacou a prefeita Iza, que também é diretora regional da AMM no sul do estado.

A prefeita Iza aproveitou o momento para agradecer ao presidente Julvan Lacerda pela luta que ele vem liderando na AMM pela causa municipalista e pelo bem dos municípios. “Eu não sei o que seria de nós, no meu primeiro mandato, se não fosse  liderança do Julvan. Passamos por várias crises e ele, forte, guerreiro, lutando pelos municípios.  Estou com você, com a causa municipalista, com a AMM, pois é daí que teremos grandes conquistas”, disse.

O presidente da AMM apresentou a pauta municipalista aos presentes e as conquistas mais recentes, como o 1% adicional do FPM em setembro, que foi uma vitória nacional do municipalismo, além de questões pelas quais AMM vem encabeçando, dando destaque ao acordo com o governo estadual para garantir o pagamento de recursos da Saúde, que totalizarão R$7 bilhões aos cofres dos 853 municipíos mineiros.

“O que mais importa no acordo nem é o valor que vamos receber parcelado, mas o compromisso feito pelo estado chancelado pelo MP, judiciário e tribunal de contas, de daqui pra frente, não deixar terminar o ano sem dívida empenhada e não paga. O que empenhar na saúde, dos 12% que o estado é obrigado por força de lei a gastar, ele vai repassar. Isso gera um impacto anual de R$ 1 bilhão nas contas da saúde dos municípios de Minas Gerais.  Então, a grande vitoria, mais do que receber o atrasado, é de não atrasar mais pra termos capacidade de investimento. Mais uma conquista do movimento municipalista”, comemorou Julvan.

A parte técnica do evento foi um momento enriquecedor onde a pauta do meio ambiente foi apresentada, mostrando aos presentes a importância dos consórcios intermunicipais para o setor. O papel da SEMAD na construção de políticas públicas ambientais para os municípios foi muito bem apresentado pela secretária Marília Melo.

“É muito bom ver os prefeitos se mobilizando na causa ambiental, uma pauta tão importante para o nosso estado, nosso país e nosso municípios. Estamos juntos para construir uma pauta do meio ambiente, pois o dia-a-dia esta aqui, com os municípios”, destacou.

Homenagem

No evento, o presidente da AMM foi  homenageado pela Câmara Municipal de Nepomuceno, com uma moção de congratulação, requerida pela vereadora Danielle Cristina de Carvalho e pelo vereador Thuler Adriano Spuri. “Muito bom ver o reconhecimento do nosso trabalho e luta”, agradeceu.