Home > Destaques > Em live, Julvan Lacerda afirma compromisso da AMM em incentivar a implantação da governança nas prefeituras mineiras

Em live, Julvan Lacerda afirma compromisso da AMM em incentivar a implantação da governança nas prefeituras mineiras

Conforme o Decreto Federal nº 9.203/2017, governança no setor público compreende os mecanismos de estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão. Para falar sobre o tema e incentivar os municípios mineiros a adotarem a governança nas prefeituras, a Associação Mineira de Municípios (AMM) promoveu uma live nesta sexta, com importantes especialistas no assunto. Conduzido pelo presidente da AMM e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda, o encontro online contou com a presença do diretor-geral do TCEMG, Marconi Braga, e do ministro do TCU, Augusto Nardes.

Em sua palestra, o ministro Nardes destacou que “as empresas, as pessoas estão mudando, novas formas de ver e fazer as coisas. E na gestão pública da mesma forma, precisamos mudar, inovar, fazer mais com menos, com eficiência, profissionalismo, pensar no custo, na transparência, no compromisso com os recursos públicos”.

Nardes falou também dos materiais e apostilas que vêm sendo feitos para orientar os gestores sobre como implantar a governança. Ele ressaltou ainda a importância da AMM estar apoiando a iniciativa, para que a governança possa chegar a todos os prefeitos mineiros, já que a AMM possui capilaridade em todo o Estado de Minas Gerais.

O ministro destacou ainda a atuação da AMM e de Julvan Lacerda à frente da entidade como determinante para a disseminação dessa forma organizada de governar. “Tenho convicção que, quando líderes como você iniciam essa postura, já e o início de uma grande transformação. Pois você consegue atrair mais lideres para que possa integrar a proposta, e isso é determinante para a gente modificar a estrutura da gestão pública”, disse.

Julvan Lacerda agradeceu a presença das autoridades no assunto e disse que pretende colocar a governança como foco principal da Associação daqui por diante, para apresentar aos gestores municipais a governança pública. “A gente sabe que muitos têm uma governança mais intuitiva, mas passar a fazer como uma ferramenta de gestão, baseado em um manual de quem sabe como faz, vai ser muito bom.  Por isso, a AMM quer levar aos municípios mineiros essa forma de governar que gera eficiência, resultado e que nos auxilia no nosso dever como gestor público. É muito bom poder contar com os senhores nessa jornada”, disse.

“Tenho participado de debates e estudos sobre esse tema e penso que a implantação da governança nos municípios mineiros se dará com a capacidade de articulação, pelo governo local, dos diversos atores interessados na consecução dos interesses públicos, apresentando resultados, atendendo necessidades públicas e oferecendo serviços de qualidade ao cidadão/usuário”, destacou o diretor-geral do TCE-MG, Marconi Braga.

“Estamos iniciando uma grande peregrinação pelo interior, o AMM nos Municípios, junto com o Sebrae, e levaremos a palavra e o material da governança e apresentar em todas as regiões de Minas essa tão importante ferramenta. Também queremos colocar dentro do portfólio do Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP)”, completou Julvan Lacerda.

O evento contou com o apoio do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), da RGB e do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), com transmissão ao vivo no canal do YouTube da AMM.

Confira o evento na íntegra aqui.