Home > Comunicação > Notícias > Em Lambari, Julvan Lacerda reforça a importância da união dos prefeitos para fortalecer o movimento municipalista

Em Lambari, Julvan Lacerda reforça a importância da união dos prefeitos para fortalecer o movimento municipalista

Autoridades políticas e representantes de empresas da região Sul de Minas Gerais participaram do seminário “Desenvolvimento regional e modernização da gestão pública”, promovido nesta quinta (5) pela prefeitura de Lambari.  Com o tema: “Café, turismo e desenvolvimento regional”, o evento contou com o apoio da Associação Mineira dos Municípios (AMM), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), da Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas (AMAG) e do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Microrregião do Circuito das Águas (CIMAG).

Ao lado de prefeitos da região, o presidente da AMM e vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda, participou do evento com o prefeito de Lambari, Marcelo Giovanini, que agradeceu pela parceria com a AMM, salientou a importância da união de todos em prol do movimento municipalista, além de salientar que Lambari é destaque no segmento de turismo e eventos como esse são importantes para promover o desenvolvimento da região.

Na avaliação de Julvan Lacerda, muito além de falar e lutar pelo pacto federativo, é preciso unir os gestores para que os municípios tenham independência e possam promover o desenvolvimento local. “Quem faz essa união: as microrregiões, as associações municipais e as nacionais. Uma coisa é falar que faz; a outra é como a gente faz. Convoca uma assembleia de prefeitos, define o que vamos fazer, conforme fizemos no mandato passado da gestão da AMM. Não sou eu falando, mas um grupo de 853 pessoas me chancelando para falar. E nós conseguimos mudar algumas coisas com isso”, frisou o presidente da AMM.

Para Julvan Lacerda, “quando estamos unidos, somos mais fortes e não precisaremos mais ficar pedindo a outras instâncias. Quando tivermos dinheiro em caixa, a gente consegue fazer uma gestão diferenciada. O que o cidadão paga em Lambari, quando consome, quando gera riqueza, o dinheiro vai lá para o Banco Central e faz algumas voltas para voltar para aqui e, com isso, muito se perde na burocracia e na corrupção. Precisamos mudar isso”.

O objetivo desses encontros é exatamente promover a união dos prefeitos e oferecer capacitação aos gestores e servidores públicos com foco no desenvolvimento regional. Os participantes do evento em Lambari contaram com palestras com gestores experientes, como: a apresentação do tema “Café e Turismo”, com Inês Vinci, vice-presidente da Associação AMECAFÉ MANTIQUEIRA; “Governança Digital e Cidades Inteligentes”, com Rodrigo Lopes, ex-prefeito de Andradas e 1º secretário da AMM; “A Transformação da Cidade em Destino Turístico, case de Boa Esperança”, com Hideraldo Henrique, prefeito de Boa esperança, e o turismólogo Vinícius Amantéa Campos.