Home > Comunicação > AMMTV > Desenvolve MG > Em Governador Valadares, AMM nos Municípios fecha ciclo de encontros no interior do Estado levando capacitação aos gestores públicos  

Em Governador Valadares, AMM nos Municípios fecha ciclo de encontros no interior do Estado levando capacitação aos gestores públicos  

O município de Governador Valadares, na região do Rio Doce, recebeu a última edição do “AMM nos Municípios – AMM e Sebrae: juntos pelo desenvolvimento das cidades”, nesta terça (17 de maio). O projeto rodou todo o estado com reuniões, com a parceria do Sebrae, promovidos dentro das ações do convênio Desenvolve Minas Gerais, levando conhecimento e incentivando o empreendedorismo local das regiões.

De acordo com o presidente da AMM, Julvan Lacerda, esses encontros são os facilitadores que efetivam o objetivo da entidade que é fortalecer o municipalismo, dar condições para os gestores executarem o trabalho, corrigir as desigualdades, a concentração de recursos nos outros entes, em detrimento dos municípios e trabalhar institucionalmente para mudar a legislação.

Ele também ressaltou o trabalho durante os cinco anos à frente da AMM, que conquistou a autonomia necessária para que conseguisse a aprovação de diversas pautas, além de conseguir o maior número de afiliados da história da entidade, 780 municípios.

O prefeito André Merlo, anfitrião do evento, disse que o encontro acontece num momento oportuno para que se possa tomar conhecimento das principais pautas nacionais e que são demandas dos municípios. Ele destacou também a eleição do prefeito da cidade de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius da Silva Bizarro, primeiro presidente da AMM eleito no Leste de Minas, que é um defensor das causas municipalistas antes mesmo de sua posse.

Na avaliação do diretor-técnico do Sebrae Minas, João Cruz, a união do Sebrae com a AMM foi uma das ações mais importantes para o desenvolvimento de Minas Gerais. “Por mais que a gente se esforce, não temos braços para chegar a todos os empreendedores. Por meio de parcerias, principalmente, com as prefeituras pode-se ajudar muito os pequenos negócios. O papel da prefeitura é facilitar, mas quem faz tudo acontecer são os empreendedores”, afirmou o diretor.

O presidente eleito, Dr. Marcos Vinicius, elogiou a gestão de Julvan Lacerda, do qual foi vice em todo o período, e  ressaltou que vai buscar a continuidade do modelo de gestão.

Estiveram presentes o prefeito anfitrião, André Merlo, o presidente da AMM, Julvan Lacerda, o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz, o presidente eleito da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius.  Também prestigiaram o evento: o senador Alexandre Silveira, os deputados federais Eros Biondini, Hercilio Coelho Diniz  e Euclydes Pettersen; a deputada estadual Celise Laviola, autoridades e prefeitos da região.

 

Acelera Valadares

Uma das principais pautas do prefeito no evento foi apresentar o plano de desenvolvimento de Valadares através do projeto “Acelera Valadares”, implantado logo após a inclusão de Valadares na Sudene, que tem o objetivo de acelerar a atração de investimentos.

“Temos ainda a discussão sobre a PEC 122 que está para ser aprovada há mais de cinco anos na Câmara Federal. Ela vai regulamentar de vez as despesas dos municípios, que terão que apresentar a origem desses recursos, já que hoje tem muitas despesas que vão para os municípios sem fazer essa indicação”, comentou Merlo.

 Desenvolve Minas Gerais 

 O projeto Desenvolve Minas Gerais faz parte de convênio celebrado em 2019 entre a AMM e o Sebrae, durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios. O objetivo do projeto é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do Estado.