Home > Destaques > Em Fórum de Educação, presidente Julvan cobra mais recursos federais para o setor 

Em Fórum de Educação, presidente Julvan cobra mais recursos federais para o setor 

Investimento na educação básica, segurança nas escolas e gestão compartilhada entre União, estados e municípios foram destaques da abertura do 26° Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime MG), nesta terça-feira (11), no Dayrell Minas Hotel. A Associação Mineira de Municípios (AMM) apoia o evento, que segue até o dia 13 de junho.

A presidente da Undime MG e secretária de educação de Oliveira, Andrea Pereira da Silva, salienta a importância do tema do evento: “União, Estado e Municípios. Parceria e gestão em rede: sustentabilidade e êxito da educação pública”. Na avaliação de Andrea, somente com a justa distribuição de recursos é possível o investimento, com qualidade, cuidando, principalmente, da educação básica.

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), 1º vice-presidente da CNM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, participou da abertura do Fórum, quando destacou que existem organizações importantes para transformar a sociedade: a escola e a família. “É um conjunto que agrega a família, a escola e, também, a religião, para trazer equilíbrio. Na escola também, ensinam-se princípios e valores. Lembro-me de tudo o que aprendi com meus pais e com os professores”, afirma Julvan ao salientar a relevância do investimento na educação básica para a formação intelectual e emocional das crianças. O presidente da AMM reforçou, ainda, a necessidade da União dispor de mais recursos para investimento na educação.

Presente no evento, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, lembrou a luta e o mérito da AMM para garantir a regularidade dos repasses, sobretudo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “Isso não é favor nosso (Estado); é direito dos municípios. Apesar de todas as dificuldades, esse governo leva muito a sério os compromissos constitucionais. E, também, o repasse do Transporte Escolar. Sabemos que ainda não é o ideal. Estamos avaliando a melhor forma para garantir a boa distribuição dos recursos”, disse.

O evento é destinado a educadores em geral e reúne dirigentes municipais da educação, técnicos das secretarias, parceiros e convidados. Ao logo dos três dias estão previstas palestras, debates, mesas redondas e oficinas. Na ocasião, a Seccional deverá eleger a nova diretoria executiva, o conselho fiscal e os membros que irão compor o colégio eleitoral e respectivos suplentes para o biênio 2019-2021.

Confira as fotos do Fórum (aqui) e a cobertura do evento também na AMMTV (clique aqui).