Home > Comunicação > Notícias > Em fórum da UNDIME/MG, presidente da AMM defende vacina urgente para professores

Em fórum da UNDIME/MG, presidente da AMM defende vacina urgente para professores

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda, participou, nesta quarta-feira (26), do 27º Fórum Estadual “União, Estado e municípios – Qualidade e gestão da educação em tempos de pandemia”, da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (UNDIME/MG).

Na avaliação do presidente da AMM, Julvan Lacerda, além do desafio de levar educação de qualidade aos municípios mineiros, os gestores enfrentam dificuldades em saber como compensar as perdas educacionais decorrentes da pandemia. “São tantos desafios que enfrentamos neste momento de pandemia, causando estrago no principal bem tutelado pelo Estado, que é a vida, mas que gera consequências danosas em outras áreas. E na Educação esse peso está muito severo, privando nossas crianças das atividades presenciais.”

Como solução para o problema, Julvan Lacerda reforça vacina para todos, principalmente para os professores. “Embora os municípios apliquem a vacina ao braço do cidadão, quem disponibiliza a vacina é o governo federal. O plano é nacional e a quantidade de vacinas não é suficiente para atender. Estaremos empunhando a defesa da vacinação já para os professores; vacina já para todos, para podermos retornar de forma segura e lutar contra o tempo para poder compensar os prejuízos gerados por esta pandemia.”

De acordo com a Diretora Executiva da UNDIME/MG, Suely Duque Rodarte, “a nossa fala também é municipalista, independentemente de qualquer discurso partidário. Mas os que estão em busca de prerrogativas melhores para os municípios, assim como a AMM, são os nossos parceiros”.

O evento, que segue até o dia 27 de maio, é destinado aos Dirigentes Municipais de Educação, Técnicos das Secretarias Municipais e Educadores em Geral, quando serão eleitos os membros da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal, do Conselho Nacional de Representantes e dos Delegados para o biênio 2021-2023. Os Dirigentes Municipais de Educação dos Municípios filiados, inscritos até o dia 23 de maio, poderão participar do processo eleitoral, votando e podendo ser votados, na plataforma específica do processo.

Julvan Lacerda ressalta, ainda, que a AMM se soma à UNDIME/MG nessa luta. “Parabenizamos o esforço de todos vocês pela dedicação de cada um. A educação é uma ferramenta muito importante para formarmos uma sociedade mais esclarecida, com mais facilidade de lutar pelos seus direitos.”

Devido às medidas de prevenção à Covid-19, o evento está acontecendo de forma virtual, com transmissão pelo canal do YouTube da instituição, com convite destinado aos 853 municípios mineiros para debates e esclarecimentos dos principais temas educacionais em destaque e definição da nova Diretoria Executiva para o biênio 2021/2023.

Confira o evento aqui.