Home > Comunicação > Notícias > Em evento do Cosems-MG, presidente da AMM defende união das instituições em prol do cidadão

Em evento do Cosems-MG, presidente da AMM defende união das instituições em prol do cidadão

Nesta terça (3), o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, participou do 15º episódio da série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história,” onde ele, prefeitos e vice-prefeitos mineiros contaram um pouco sobre suas trajetórias profissionais, os desafios da gestão e as expectativas para o futuro. O evento faz parte das comemorações dos 30 anos do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG).

No evento, Julvan Lacerda esteve junto com o vice-presidente do e Secretário Municipal de Saúde de Nanuque, Ricardo Almeida Viana, o presidente o Secretário Geral do COSEMS/MG e vice-prefeito e SMS de Itajubá, Nilo César Baracho, e o Prefeito de Santo Antônio do Itambé, Ronam Sales, mediados pela coordenadora da área técnica do COSEMS/MG, Paola Soares Motta.

“O COSEMS é nosso parceiro, assim como a UNDIME, CNN, Ministério Público, Tribunal de Contas  e demais entidades. A gente procura se relacionar bem com todos esses órgãos como o COSEMS para que a AMM possa cumprir o seu papel e, de cumprir nosso dever constitucional. Assim como uma mãe bem conhece seus filhos, a AMM conhece bem seus municípios, e com eles podemos lutar por uma condição melhor para as gestões públicas”, disse Julvan.

O vice-presidente do COSEMS e secretário Municipal de Saúde de Nanuque, Ricardo Almeida Viana, destacou que “a AMM tem dado uma aula pra nós nos últimos anos, com relação à educação permanente , para auxiliar os municípios é muito importante. Julvan conseguiu trazer os municípios do estado para o centro das discussões políticas, porque os prefeitos so eram lembrados na época dos votos”.

Ele destacou também a participação do COSEMS junto a esse processo de negociação com o governo estadual para o recebimento de R$7bi em repasses atrasados na área da Saúde. “Nós entendemos que, como a divida é na área da saúde, nos podíamos estar perto nesse sentido. A gente quer o recurso para melhorar a saúde do cidadão, queremos usar e somar nas ações de saúde”, disse.

“Quero ter o cosems cada vez mais próximo das nossas ações, vocês nos fortalecem e tem consistência pra falar sobre o assunto, estamos à disposição na busca de construir, dentro dos órgãos públicos,  relações de parceria e não de montaria”, destacou Julvan.