Home > Comunicação > Notícias > Em evento da Fecomércio, Julvan Lacerda destaca qualificação da gestão pública e empreendedorismo local como aliados do desenvolvimento dos municípios

Em evento da Fecomércio, Julvan Lacerda destaca qualificação da gestão pública e empreendedorismo local como aliados do desenvolvimento dos municípios

Transforma Minas teve como objetivo contribuir para o fortalecimento de ações que valorizem o comércio de bens, serviços e turismo de Minas Gerais

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e primeiro vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda, participou do painel “Os pilares para o desenvolvimento econômico do Estado de Minas Gerais”, juntamente com o Secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio; e o economista-chefe da Fecomércio MG, Guilherme Almeida; no evento online “Transforma Minas”, no dia 28 de abril. A Associação Mineira de Municípios (AMM) é parceira da iniciativa, direcionada aos gestores municipais do Estado, com o intuito de oferecer subsídios para uma gestão mais sustentável, estratégica e focada em resultados positivos para as cidades mineiras.

O presidente da AMM ressaltou o trabalho do governo após a apresentação dos dados e indicadores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Os esforços vão se somando. A Fecomércio faz a parte dela, o Estado a sua contribuição, e nós temos que fazer a nossa também. A AMM está buscando parcerias para somar com quem tem expertise para fazer um trabalho de fomento ao desenvolvimento econômico, procurando onde tem a vocação empreendedora. Criamos o programa “Desenvolve Minas Gerais”, em parceria com o Sebrae e apoio da  Secretaria de Desenvolvimento Econômico, quando levamos ferramentas de desenvolvimento local.”

De acordo com o Secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o Estado faz avaliação do potencial de cada um dos municípios e apresenta às empresas interessadas em se instalar em determinadas regiões. O gestor ressaltou, ainda, que o segredo da retomada econômica, além do curso oferecido pela secretaria, vem do esforço da União, do Estado e dos municípios na desburocratização dos processos. E finalizou citando o Guia da Liberdade Econômica, em parceria com a AMM.

O economista-chefe da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, falou sobre o desemprego, a renda, a baixa confiança dos agentes econômicos e a situação fiscal como as principais preocupações que precisam ser trabalhadas para se alcançar o crescimento econômico. O economista fala sobre a queda de consumo das famílias e da diminuição dos investimentos das empresas em decorrência do desemprego.

A presidente interina da Fecomércio MG, Maria Luiza Maia Oliveira, destaca que o “Transforma Minas” busca aproximar os novos prefeitos e secretários municipais das instituições do Sistema Fecomércio MG. “Por meio de uma programação de qualidade, o evento visa apoiar os gestores municipais na elaboração de ações educacionais, culturais e sociais estratégicas voltadas ao comércio de bens, serviços e turismo. Além disso, reforça um dos nossos pilares, a interiorização, ao promover ações que fortaleçam a nossa representatividade nas áreas sindical, social, comercial e de aprendizagem por todo o Estado.”

Entre as atividades do “Transforma Minas” está a apresentação de ações e do portfólio de produtos e serviços do Sistema Fecomércio MG, além da oferta de conteúdos atuais e técnicos relevantes à gestão pública.

“Será também uma oportunidade para troca de experiências e aprendizado entre os próprios participantes. Reuniremos gestores que lidam com realidades diferentes, que poderão adquirir novos conhecimentos e estabelecer parcerias”, salientou o presidente do Conselho Regional do Sesc e do Senac em Minas, Valdeci Cavalcante.