Home > Comunicação > Notícias > Educacenso permite validar dados antes de concluir coleta

Educacenso permite validar dados antes de concluir coleta

Funcionalidade Fechamento possibilita validação das informações antes de concluir a declaração do Censo Escolar; Mapa da Coleta 2021 também está disponível
A funcionalidade Fechamento, do Censo Escolar 2021, está disponível no Sistema Educacenso. A função permite que dados inseridos durante a coleta sejam validados, assegurando a confiabilidade das informações. A verificação ocorre por meio do cruzamento dos dados contidos no Educacenso. Com isso, é possível certificar se a escola fez a declaração corretamente, permitindo, assim, a correção antes do envio. Por meio da ferramenta, a escola também pode concluir a declaração, além de emitir o recibo de entrega. 

Também está disponível, no portal do Inep, o Mapa da Coleta do Censo Escolar 2021 (Matrícula Inicial). Trata-se de um painel, no qual é possível acompanhar a declaração das informações. No sistema, constam dados quantitativos de escolas e matrículas por unidade da Federação, município e dependência administrativa. Com isso, os gestores, assim como a população, podem verificar o andamento da declaração da pesquisa estatística.

Primeira etapa – O Educacenso está aberto para o preenchimento das informações da primeira etapa do Censo Escolar 2021, referente à Matrícula Inicial, até o dia 23 de agosto. Nesse momento da pesquisa, o Inep apura dados sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula.

Após o período de coleta, os dados preliminares serão encaminhados pelo Instituto ao Ministério da Educação (MEC) para publicação no Diário Oficial da União (DOU). Em seguida, será aberto o período de conferência, confirmação e retificação das informações declaradas.

A partir de então, os gestores das escolas e das redes de ensino deverão conferir os relatórios disponibilizados pelo Inep, de acordo com os dados informados, e acompanhar todo o processo. Com a publicação dos resultados preliminares, o prazo é de 30 dias para verificar, confirmar ou, caso necessário, alterar os dados. Os resultados finais da primeira etapa do Censo Escolar 2021 serão divulgados em 31 de janeiro de 2022.

Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. Todos são calculados com base nos dados do Censo Escolar e parte deles servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

Acesse o Sistema Educacenso

Confira o tutorial sobre a funcionalidade Fechamento

Acesse o Mapa da Coleta

Saiba mais sobre o Mapa da Coleta

Saiba mais sobre o Censo Escolar

Mais informações com a assessora do departamento de Educação da AMM, Alessandra Marx, pelo telefone (31) 3916-9199.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep